Información contable en la predicción de insolvencia: estudio inferencial univariante aplicado a empresas españolas

Autores

  • Romualdo Douglas Colauto UFSC - Florianópolis - SC
  • Laura Edith Taboada Pinheiro UFMG
  • Juliano Lima Pinheiro Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2009v6n12p151

Resumo

El objetivo de este trabajo es realizar estimaciones que permitan establecer relaciones signifi cativas entre determinados ratios fi nancieros y la insolvencia empresarial. La muestra envuelve empresas españolas que cotizan en Bolsa no pertenecientes al sector fi nanciero y de seguros. Los resultados indican que varios ratios contables consiguen clasifi car las empresas en solventes e insolventes con un grado de acierto del 95% para el año anterior al fracaso. Los indicadores de Rentabilidad del Activo, Margen de Benefi cio del Resultado Ordinario y Cobertura de Gastos Financieros fueron los que resultaron con mayor poder discriminante. Se concluye, por lo tanto, que modelos univariantes pueden presentar expresiva capacidad predictiva del riesgo de insolvencia, además de contar con mayor practicidad en su proceso de estimación e implementación, en contraposición a los modelos multivariantes.

Biografia do Autor

Romualdo Douglas Colauto, UFSC - Florianópolis - SC

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC na área de Gestão de Negócios (2005); Especialista em Consultoria Empresarial pela FECEA (1999); Graduado em Ciências Contábeis pela FECEA (1993); e Graduação em Letras pela FAFIJAN (1998). Foi Coordenador do Curso de Ciências Contábeis no Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis-SC. Desde de 2006 é Professor Adjunto em Regime de Dedicação Exclusiva da UFMG. Atualmente é Coordenador do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UFMG e Coordenador Científico da Revista de Contabilidade Vista & Revista da UFMG. Nos cursos de graduação em Ciências Contábeis atua nas disciplinas de Métodos e Técnicas de Pesquisa, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira, Custos e Controladoria. Em cursos de Especialização trabalha com Gestão de Custos, Controles de Gestão, Métodos e Técnicas de Pesquisas, Controladoria, Contabilidade Financeira e Teoria da Contabilidade. No Programa de Mestrado trabalha com as Disciplinas de Teoria da Contabilidade e Métodos de Pesquisas em Contabilidade e Controladoria.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Laura Edith Taboada Pinheiro, UFMG

Possui doutorado em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza (Espanha) em 2003, reconhecida pela USP como Doutora em Ciências Contábeis em 2005. É graduada em Ciências Contábeis pela Universidad Nacional del Litoral (Argentina, 1995) e mestre em Contabilidade Internacional pela Universidad de Zaragoza (Espanha, 2003). Atualmente é professora Adjunta I da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Auditoria, Modelos de Previsão de Insolvência Empresarial, Contabilidade Internacional e Análise Contábil.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Juliano Lima Pinheiro, Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Gerenciais da Una (1988), especialização em Administração com Concentração na área Financeira pelo Fundação João Pinheiro (1989), especialização em MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (1992), mestrado em Contabilidade Internacional pela Universidad de Zaragoza (1998), doutorado em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza (2002). Atualmente é Professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e professor titular da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Risco financeiro, Bolsa de valores, Mercado de capitais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2010-02-04

Como Citar

Colauto, R. D., Pinheiro, L. E. T., & Pinheiro, J. L. (2010). Información contable en la predicción de insolvencia: estudio inferencial univariante aplicado a empresas españolas. Revista Contemporânea De Contabilidade, 6(12), 151–170. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2009v6n12p151

Edição

Seção

Artigos