O tema “ética” na percepção dos alunos de graduação de Ciências Contábeis em universidades da região Sul do Brasil

Cristiano do Nascimento, Tainan de Lima Bezerra, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Vicente Pacheco, Tatiane Antonovz

Resumo


O objetivo principal desta pesquisa consiste em evidenciar a percepção sobre o tema “ética” por alunos que estudam no último ano de graduação de Ciências Contábeis em universidades da região sul do Brasil. Este estudo tem característica descritiva, com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu mediante apli­cação de uma survey, de forma transversal e ex post facto. A interpretação dos dados parte da análise entre dois clusters, diferenciados por nível de concordância, generalista (maior concordância com os preceitos éticos) e parcial (concordância em menor grau dos preceitos éticos), em relação às proposições investiga­tivas. Na perspectiva da ética poder ser ensinada; normativa; relativa; questionada; e depender da cultura, não se identica diferenças signicativas na percepção dos alunos. Salienta-se a importância reconhecidaem relação ao Código de Ética da Prossão Contábil para guiar a conduta prossional. Contudo, dentre os respondentes do nível generalista em 55,56% armam não terem sequer lido o código anteriormente a esta investigação.

Palavras-chave


Ética; Contabilidade; Código de ética do contador

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2010v7n14p75



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Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, Brasil. ISSN (impresso)1807-1821 - ISSN (eletrônico) 2175-8069