O tema “ética” na percepção dos alunos de graduação de Ciências Contábeis em universidades da região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2010v7n14p75Resumo
O objetivo principal desta pesquisa consiste em evidenciar a percepção sobre o tema “ética” por alunos que estudam no último ano de graduação de Ciências Contábeis em universidades da região sul do Brasil. Este estudo tem característica descritiva, com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu mediante aplicação de uma survey, de forma transversal e ex post facto. A interpretação dos dados parte da análise entre dois clusters, diferenciados por nível de concordância, generalista (maior concordância com os preceitos éticos) e parcial (concordância em menor grau dos preceitos éticos), em relação às proposições investigativas. Na perspectiva da ética poder ser ensinada; normativa; relativa; questionada; e depender da cultura, não se identica diferenças signicativas na percepção dos alunos. Salienta-se a importância reconhecidaem relação ao Código de Ética da Prossão Contábil para guiar a conduta prossional. Contudo, dentre os respondentes do nível generalista em 55,56% armam não terem sequer lido o código anteriormente a esta investigação.Downloads
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