Avaliação dos controles internos de uma instituição pública de ensino superior à luz da metodologia MCDA – construtivista

Autores

  • Janison Machado Albuquerque Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2011v8n15p129

Palavras-chave:

Controle interno, Avaliação, Metodologia multicritério de apoio à decisão-construtivista, MCDA-C

Resumo

O presente artigo reflete uma proposta alternativa de mensuração dos elementos intrínsecos e extrínsecos dos controles estabelecidos numa Instituição Pública de Ensino Superior (IPES), situada no estado de Roraima à luz da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão -Construtivista. A pesquisa, quanto à abordagem, classifica-se tanto quantitativa quanto qualitativamente. Quantos aos objetivos, a pesquisa classifica-se como descritiva, já que busca observar, registrar, interpretar fenômenos utilizando técnicas padronizadas de coleta de dados. Quanto ao levantamento das informações, foi realizado de forma indireta, com ênfase essencialmente na pesquisa bibliográfica e nos dados obtidos por meio de entrevistas. Ao término da cons­trução do modelo, foi possível identificar 11critérios de mensuração para avaliar os controles internos, os quais influenciam sua avaliação global, determinando um sistema de controle comprometedor, que atinge a pontuação de - 54,14, numa escala de “0” a “100”. Frente a isso, foi possível sugerir recomendações de melhorias numa análise hipotética dos critérios.

Biografia do Autor

Janison Machado Albuquerque, Universidade Federal de Roraima

Especialista em Auditoria Pública pela Faculdade Atual da Amazõnia, Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRR, Contador da Universidade Federal de Roraima, lotado na Diretoria de Administração da UFRR.

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Publicado

2011-11-18

Edição

Seção

Artigos