Avaliação dos controles internos de uma instituição pública de ensino superior à luz da metodologia MCDA – construtivista
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2011v8n15p129Resumo
O presente artigo reflete uma proposta alternativa de mensuração dos elementos intrínsecos e extrínsecos dos controles estabelecidos numa Instituição Pública de Ensino Superior (IPES), situada no estado de Roraima à luz da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão -Construtivista. A pesquisa, quanto à abordagem, classifica-se tanto quantitativa quanto qualitativamente. Quantos aos objetivos, a pesquisa classifica-se como descritiva, já que busca observar, registrar, interpretar fenômenos utilizando técnicas padronizadas de coleta de dados. Quanto ao levantamento das informações, foi realizado de forma indireta, com ênfase essencialmente na pesquisa bibliográfica e nos dados obtidos por meio de entrevistas. Ao término da construção do modelo, foi possível identificar 11critérios de mensuração para avaliar os controles internos, os quais influenciam sua avaliação global, determinando um sistema de controle comprometedor, que atinge a pontuação de - 54,14, numa escala de “0” a “100”. Frente a isso, foi possível sugerir recomendações de melhorias numa análise hipotética dos critérios.
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