Reputação corporativa nas empresas brasileiras: uma questão relevante para o desempenho empresarial?

Autores

  • Vanessa Ingrid da Costa Cardoso
  • Márcia Martins Mendes De Luca
  • Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima
  • Alessandra Carvalho de Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2013v10n21p115

Resumo

Este trabalho buscou investigar a relação entre a reputação corporativa e o desempenho das empresas, sob a perspectiva teórica da Visão Baseada em Recursos (VBR). Para tanto, foram pesquisadas 84 empresas de capital aberto, classificadas entre as 100 empresas com melhor reputação. O desempenho empresarial foi obtido na base de dados Compustat®, enquanto a reputação foi obtida junto ao Reputation Institute. Realizou-se análise de regressão, considerando variável dependente o desempenho e variáveis independentes a reputação corporativa e as variáveis de controle (tamanho e sistema jurídico do país-sede da empresa). Os resultados demonstraram que as empresas com melhor reputação corporativa apresentaram desempenho superior, em conformidade com o que preconiza a VBR.

 

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Publicado

2013-12-15

Como Citar

Cardoso, V. I. da C., De Luca, M. M. M., Lima, G. A. S. F. de, & Vasconcelos, A. C. de. (2013). Reputação corporativa nas empresas brasileiras: uma questão relevante para o desempenho empresarial?. Revista Contemporânea De Contabilidade, 10(21), 115–136. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2013v10n21p115

Edição

Seção

Artigos