A forma como o balanço patrimonial é apresentado altera a percepção do usuário externo quanto à interpretação do conteúdo informacional? Uma investigação no contexto brasileiro e cabo-verdiano

Autores

  • Valdemir Galvão de Carvalho
  • José Jailson da Silva
  • Carlos Jorge Fontainhas Mendes
  • José Dionísio Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2013v10n21p71

Resumo

Esta pesquisa analisa se a forma como o Balanço Patrimonial apresentado altera a percepção dos acadêmicos brasileiros e cabo-verdianos quanto à interpretação do conteúdo informacional para tomada da decisão. Foi realizado um experimento com modelos distintos de balanço patrimonial, um adotado no padrão brasileiro e outro europeu. Foram aplicados 152 questionários em acadêmicos da UFRN e 64 da UNICV. Os resultados da estatística descritiva e análise da variância sugerem presença do efeito propriedade e que a subordinação à forma pode influenciar na compreensão do conteúdo informacional, e a forma de apresentação das demonstrações pode afetar a interpretação do usuário.

 

Referências

ARIELY, D. Previsivelmente Irracional. Como as situações do dia-a-dia influenciam as nossas decisões. São Paulo: Campus, 2008.

BAKER, H. K.; NOFSINGER, J. R. Psychological Biases of Investors. Financial Services Review. v. 11, n. 2, p. 97-116, 2002.

BARBER, B. M.; ODEAN, T. The Courage of misguided convictions. Financial Analysts Journal. v. 55, n. 6, p. 41-55, 1999.

BAZERMAN, Max H. Processo Decisório: para cursos de administração e economia. Tradução de Arlete Símile Marques. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BELKAOUI, Ahmed. Behavioral Accounting. Westport Connecticut: Quorum Books, 1989.

CARDOSO, R. L.; OYADORMARI, J. C. T.; MENDONÇA NETO, O. R. O Framing effect em ambiente contábil: uma explicação fundamentada na teoria dos modelos mentais probabilísticos. In: Encontro da ANPAD, 31, 2007, Rio de Janeiro. Anais ENANPAD, 2007 CD-ROM.

CARDOSO, R. L.; RICCIO, E. L. Framing effect em um ambiente de informação contábil: um estudo usando a prospect ttheory. In: Encontro da ANPAD, 29, 2005, Brasília. Anais ENANPAD, 2005 CD-ROM.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

DEHAENE, Stanislas. Varieties of numerical abilities. Cognition, v. 44, n. 1-2, p. 1-42, 1992.

DEHAENE, Stanislas; DUPOUX, Emmanuel; MEHLER, Jacques. Is numerical comparison digital? Analog and symbolic effects in two-digit number comparison. Journal of Experimental Psychology. Human Perception and Performance, v. 16, n. 3, p. 626-641, 1990.

GERLETTI, S.; SAUAIA, A. C. A. Influências de aspectos cognitivos sobre decisões de marketing: Um estudo exploratório sobre decisões de preço em um ambiente negocial simulado. XI SEMEAD, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HENDRIKSEN, Eldon S.; VAN BREDA, Michael F. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1999.

HINRICHS, James V.; YURKO, Dales S.; HU, Jing-Mei. Two-digit number comparison: use of place information. Journal of Experimental Psychology. Human Perception and Performance, v. 7, n. 4, p. 890-901, 1981.

KAHNEMAN, Daniel; TVERSKY, Amos. Prospect theory: an analysis of decision under risk. Econometrica, v. 47, n. 2, p. 263-291, 1979.

KIMURA, Herbert. Aspectos Comportamentais Associados às Reações do Mercado de Capitais. RAE-Eletrônica. v. 2, n. 1, s./p. jan./jun. 2003.

LIBBY, Robert; BLOOMFIELD, Robert; NELSON, Mark W. Experimental research in Finalcial Accounting. Accounting, Organizations and Society. v. 27, p. 775-810, 2002.

MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MCCLOSKEY, Michael. Cognitive mechanisms in numerical processing: evidence from acquired dyscalculia. Cognition. v. 44, p. 107-157, 1992.

MCCLOSKEY, Michael; CARAMAZZA, Alfonso; BASILI, Annamaria. Cognitive mechanisms in number processing and calculation: evidence from dyscalculia. Brain and Cognition. v. 4, p. 171-196, 1985.

MCCLOSKEY, Michael; MACARUSO, Paul. Representing and using numerical information. American Psychologist. v. 50, n. 5, p. 351-363, may. 1995.

NASCIMENTO, A. R.; RIBEIRO, D. C.; JUNQUEIRA, E. R. Estado da arte da abordagem comportamental da contabilidade gerencial: Análise das pesquisas internacionais. In: 8º congresso USP de controladoria e contabilidade. São Paulo, 2008.

RUTLEDGE, R. W. The ability to moderate recency effects through framing of management accounting information. Journal of management Issues. v. 7, n. 1, Spring, 1995, p. 27-40.

SIEGEL, Gary; RAMANAUSKAS-MARCONI, Helene. Behavioral Accounting. Cincinnati, Ohio: South-Western Publishing Co., 1989.

SILVA, C. A. T.; LIMA, D. H. S. Formulation effect: influência da forma de apresentação sobre o processo decisório de usuários de informações financeiras. In: Encontro da ANPAD, 31, 2007, Rio de janeiro. Anais ENANPAD, 2007 CD-ROM.

SILVA, Edna Lucia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005. 138 p. Disponível em: <http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/content/view/full/10232>. Acesso em: 23 dez. 2012.

SIMON, Herbert A. Comportamento Administrativo: Estudo dos Processos Decisórios nas Organizações Administrativas. Rio de Janeiro: Centro de Publicações Técnicas da Aliança para o Progresso, 1965.

SIMON, Herbert A. Rational decision making in business organizations. American Economic Review. v. 69, n. 4, p. 493 513, Sep. 1979.

SPRINGER, C. W.; BORTHICK, A. F. Improving performance in accounting: evidence for insisting on cognitive conflict tasks. Issues in accounting Education. v. 22, n. 1, p. 1-19, Feb. 2007.

TVERSKY, Amos; KAHNEMAN, Daniel. The framing of decisions and the psychology of choice. Science, v. 211, p. 453-458. Jan. 1981.

VANHUELE, Marc; DRÈZE, Xavier. Measuring the price knowledge shoppers bring to the store. Journal of Marketing. v. 66, p. 72-85, oct. 2002.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

Carvalho, V. G. de, da Silva, J. J., Mendes, C. J. F., & Gomes da Silva, J. D. (2013). A forma como o balanço patrimonial é apresentado altera a percepção do usuário externo quanto à interpretação do conteúdo informacional? Uma investigação no contexto brasileiro e cabo-verdiano. Revista Contemporânea De Contabilidade, 10(21), 71–86. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2013v10n21p71

Edição

Seção

Artigos