Percepção acerca da qualidade e utilidade do relatório de avaliação do ENADE: um estudo na área de negócios

Autores

  • Sheizi Calheira de Freitas Universidade Federal da Bahia
  • Ismael Barbosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Juliana Abadia Galvão Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n27p117

Resumo

Este artigo teve por objetivo conhecer a percepção que coordenadores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis têm sobre a utilidade e qualidade do Relatório de Curso do ENADE e de que forma tais compreensões relacionam-se com o desempenho dos cursos na avaliação. Com uma amostra de 101 cursos, utilizou-se, para análise dos dados, a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Linear Múltipla. A Análise Fatorial gerou dois fatores: um é resultante da percepção positiva; e outro, resultante da percepção crítica acerca da utilidade e qualidade do Relatório de Curso do ENADE. Por sua vez, os resultados das regressões sugerem que cursos cujos gestores revelaram uma visão positiva acerca da qualidade e utilidade do Relatório de Curso obtiveram notas mais altas na avaliação. Depreende-se que a percepção favorável sobre o relatório de avaliação pode fomentar o seu uso, munindo os gestores de informações que os auxilie na gestão dos cursos.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Freitas, S. C. de, Barbosa, I., Galvão, J. A., & Miranda, G. J. (2015). Percepção acerca da qualidade e utilidade do relatório de avaliação do ENADE: um estudo na área de negócios. Revista Contemporânea De Contabilidade, 12(27), 117–136. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n27p117

Edição

Seção

Artigos