O ensino dos CPCs nos cursos de ciências contábeis em instituições de ensino superior do Brasil

Autores

  • Diego Saldo Alves Universidade FEEVALE
  • Clóvis Antônio Kronbauer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Ernani Ott Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • João Luis Peruchena Thomaz Universidade da Região da Campanha (URCAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n32p48

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar se os conteúdos de contabilidade constantes nos currículos dos cursos de ciências contábeis em instituições de ensino superior (IES) no Brasil estão alinhados com os Pronunciamentos Técnicos (CPC), que têm origem nas normas internacionais de contabilidade. A amostra é formada por 105 instituições de ensino superior do Brasil que oferecem o curso de ciências contábeis na modalidade presencial e que disponibilizaram suas ementas e/ou conteúdos programáticos. As análises dos dados basearam-se em tabelas, gráficos e quadros, embasados em técnicas de estatística descritiva e também avaliação de diferenças de médias de aderência por região, organização acadêmica e categoria acadêmica. Conclui-se, neste estudo, que as IES no Brasil pertencentes à amostra possuem baixa aderência em relação aos CPCs, o ensino da contabilidade harmonizado aos padrões internacionais necessita de melhorias que contemplem um número maior de CPCs nos conteúdos programáticos das IES.

Biografia do Autor

Diego Saldo Alves, Universidade FEEVALE

Professor da Universidade FEEVALE

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Clóvis Antônio Kronbauer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professor do PPG de Ciências Contábeis na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor em Contabilidade e Auditoria

Ernani Ott, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professor do PPG de Ciências Contábeis na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor em Ciências Contábeis

João Luis Peruchena Thomaz, Universidade da Região da Campanha (URCAMP)

Professor do curso de graduação em Ciências Contábeis na Universidade da Região da Campanha (URCAMP)

Mestre em Ciências Contábeis

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Alves, D. S., Kronbauer, C. A., Ott, E., & Thomaz, J. L. P. (2017). O ensino dos CPCs nos cursos de ciências contábeis em instituições de ensino superior do Brasil. Revista Contemporânea De Contabilidade, 14(32), 48–70. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n32p48

Edição

Seção

Artigos