O ensino dos CPCs nos cursos de ciências contábeis em instituições de ensino superior do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n32p48Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar se os conteúdos de contabilidade constantes nos currículos dos cursos de ciências contábeis em instituições de ensino superior (IES) no Brasil estão alinhados com os Pronunciamentos Técnicos (CPC), que têm origem nas normas internacionais de contabilidade. A amostra é formada por 105 instituições de ensino superior do Brasil que oferecem o curso de ciências contábeis na modalidade presencial e que disponibilizaram suas ementas e/ou conteúdos programáticos. As análises dos dados basearam-se em tabelas, gráficos e quadros, embasados em técnicas de estatística descritiva e também avaliação de diferenças de médias de aderência por região, organização acadêmica e categoria acadêmica. Conclui-se, neste estudo, que as IES no Brasil pertencentes à amostra possuem baixa aderência em relação aos CPCs, o ensino da contabilidade harmonizado aos padrões internacionais necessita de melhorias que contemplem um número maior de CPCs nos conteúdos programáticos das IES.
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