Evidências empíricas das taxas de desconto na avaliação de empresas no Brasil

Moisés Ferreira da Cunha, Alexandre Assaf Neto, Eliseu Martins

Resumo


O objetivo da pesquisa é investigar e avaliar se, na média, as projeções das taxas de desconto feitas pelas empresas brasileiras, em laudos de avaliação, são aderentes ao longo do tempo ao realizado. Foram levantadas as projeções das variáveis (Ki; Ke e WACC) nos laudos de avaliação para Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPAs) no período de 2005 a 2009, e comparadas às médias realizadas pelos setores (obtidas do banco de dados Instituto Assaf) ao longo de até dois períodos após o processo de avaliação. Para a realização dos testes das hipóteses estabelecidas foram realizados testes de médias, em amostras emparelhadas, com aplicação do teste paramétrico t_Student ou o teste não paramétrico de Wilcoxon. Os resultados demonstram, basicamente, que as médias das projeções em relação ao realizado, são aderentes, estatisticamente, para a variável: custo de capital médio ponderado (WACC). Por outro lado, as variáveis: custo de capital de terceiros (Ki) e custo de capital próprio (Ke), mostraram diferenças significativas das médias.


Palavras-chave


Avaliação de empresas; Taxas de desconto; Custo de capital; Modelo de precificação de ativos de capital; Oferta pública de aquisição de ações

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n34p21



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