O ensino contábil na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas

Autores

  • Francisco Felipe da Silva Professor do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Diocesana de Mossoró
  • Yuri Gomes Paiva Azevedo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)
  • Aneide Oliveira Araújo Professora do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n36p188

Resumo

Este estudo objetiva analisar a percepção dos mestrandos em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a aplicabilidade, as competências desenvolvidas e a postura docente no Problem-Based Learning (PBL) aplicado ao ensino de Contabilidade. É uma pesquisa qualitativa, descritiva, na forma de estudo de caso, cujos dados primários foram obtidos por meio de grupo focal, após a aplicação do estudo do caso “Qual é o lucro? Quer que dê quanto?”, adaptado por Benjamim Júnior (2011) para o PBL. A análise de conteúdo deu-se através da codificação aberta e axial, utilizando o Software ATLAS.ti 7®. Os resultados evidenciam que o método pode ser aplicável a diversas disciplinas do curso de Contabilidade, possibilitando a aquisição de conhecimentos interdisciplinares e da prática de mercado. O problema proposto permitiu desenvolver conhecimentos em Contabilidade Gerencial, Contabilidade Societária e Responsabilidade Social Corporativa, habilidades relacionadas com solução de problemas, análise crítica, estudo independente, trabalho autorregulado e comunicação, e atitudes de cooperação.

Biografia do Autor

Francisco Felipe da Silva, Professor do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Diocesana de Mossoró

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Yuri Gomes Paiva Azevedo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Aneide Oliveira Araújo, Professora do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Silva, F. F. da, Azevedo, Y. G. P., & Araújo, A. O. (2018). O ensino contábil na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas. Revista Contemporânea De Contabilidade, 15(36), 188–210. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n36p188

Edição

Seção

Artigos