La educación contable en la perspectiva del aprendizaje basado em problemas

Autores/as

  • Francisco Felipe da Silva Professor do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Diocesana de Mossoró
  • Yuri Gomes Paiva Azevedo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)
  • Aneide Oliveira Araújo Professora do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n36p188

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar la percepción de los estudiantes de maestría de Ciencias Contables de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte sobre sobre la aplicabilidad, las competencias desarrolladas y la postura docente em el Problem-Based Learning (PBL) aplicado a la enseñanza de la contabilidad. Se trata de una investigación cualitativa, descriptiva, en forma de un estudio de caso, cuyos datos primarios se obtuvieron a través de un grupo focal, luego de la aplicación del estudio de caso "¿Cuál es el beneficio? ¿Cuánto quiere usted?" adaptado por Benjamin Júnior (2011) para el PBL. El análisis de contenido se realizó mediante codificación abierta y axial utilizando el software ATLAS.ti 7®. Los resultados muestran que el método puede aplicarse a varias disciplinas del curso de Contabilidad, permitiendo la adquisición de conocimientos interdisciplinarios y prácticas de mercado. El problema propuesto permitió desarrollar conocimientos en Contabilidad Gerencial, Contabilidad Corporativa y Responsabilidad Social Corporativa, habilidades relacionadas con la resolución de problemas, análisis crítico, estudio independiente, trabajo auto-regulado y comunicación, y actitudes cooperativas.

Biografía del autor/a

Francisco Felipe da Silva, Professor do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Diocesana de Mossoró

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Yuri Gomes Paiva Azevedo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Aneide Oliveira Araújo, Professora do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo

Citas

ALMEIDA, E. G.; BATISTA, N. A. Desempenho docente no contexto PBL: Essência para aprendizagem e formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 2, p. 192-201, 2013.

ANDREOLI, F. N.; BEHRENS, M. A.; TORRES, P. L. Metodologia de projeto no paradigma da complexidade aplicada em disciplina de curso superior. Revista Contrapontos, v. 12, n. 2, 179-188, 2012.

ARAÚJO, A. M. P.; SLOMSKI, V. G. Active learning methods – An analysis of applications and experiences in Brazilian accounting teaching. Creative Education, v. 4, n. 12, p. 20-27, 2013.

ARAÚJO, U. F.; ARANTES, V. A. Comunidade, conhecimento e resolução de problemas: o projeto acadêmico da USP Leste. In: ARAÚJO, U. F.; SASTRE, G. (Orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009. p. 101-122.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARUT, M. et al. Problem-Based Learning in Accountancy: An Empirical Study. IOSR Journal of Research & Method in Education, v. 6, n. 6, p. 50-58, 2016.

BENJAMIM JÚNIOR, V. Teoria da complexidade e contabilidade: estudo da utilização da aprendizagem baseada em problemas como abordagem complexa no ensino da contabilidade. 2011. 261f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

BLANCO, F. J; LATORRE, M. J. La apuesta por la excelencia en la formación práctica universitaria de futuros profesores. Estudios sobre Educación, n. 15, p. 7-31, 2008.

BRETON, G. Some empirical evidence on the superiority of problem-based learning (PBL) method. Accounting Education, v. 8, p. 1-12, 1999.

CARVALHO, C. J. A. O Ensino e a Aprendizagem das Ciências Naturais através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: um estudo com alunos de 9º ano, centrado no tema Sistema Digestivo. 2009. 276f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação) - Universidade do Minho, 2009.

CÓRIA-SABINI, M. A. A aplicação de teorias psicológicas ao planejamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Revista psicopedagogia, v. 20, n. 62, p. 162-172, 2003.

DECKER, I. R.; BOUHUIJS, P. A. J. Aprendizagem baseada em problemas e metodologia da problematização: identificando e analisando continuidades e descontinuidades nos processos de ensino-aprendizagem. In: ARAÚJO, U. F.; SASTRE, G. (Orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009. p. 177-204.

DEELMAN, A.; HOEBERIGS, B. A ABP no contexto da Universidade de Maastricht. In: ARAÚJO, U. F.; SASTRE, G. (Orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009. p. 79-100.

DOBSON, H; TOMKINSON, C. B. Creating sustainable development change agents through problem‐based learning: Designing appropriate student PBL projects. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 13 n. 3, p.263 – 278, 2012. https://doi.org/10.1108/14676371211242571

DOCKTER, D. L. Problem-based learning in accounting. American Journal of Business Education, v. 5, n. 5, p. 547-554, 2012.

DUCH, B. J. Writing problems for deeper understanding. In: DUCH, B. J.; GROH, S. E.; ALLEN, D. E. The power of problem-based learning: a practical “how to” for teaching undergraduate courses in any discipline. Virginia: Stylus Publishing, 2001. p. 47-53.

DUCH, B. J.; GROH, S. E.; ALLEN, D. E. Why problem-based learning? A case study of institutional change in undergraduate education. In: DUCH, B. J.; GROH, S. E.; ALLEN, D. E. The power of problem-based learning: a practical “how to” for teaching undergraduate courses in any discipline. Virginia: Stylus Publishing, 2001. p. 3-12.

EISENHARDT, K. M. Building Theories from Case Study Research. The Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989. https://doi.org/10.5465/amr.1989.4308385

ENEMARK, S.; KJAERSDAM, F. A ABP na teoria e na prática: a experiência de Aalborg na inovação do projeto no ensino universitário. In: Araújo U. F.; SASTRE, G. (Orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, p. 17-42, 2009.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FORTIN, A; LEGAULT, M. Development of Generic Competencies: Impact of a Mixed Teaching Approach on Students’ Perceptions, Accounting Education, v. 19, n.1, p. 93-122, 2010. https://doi.org/10.1080/09639280902888195

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREZATTI, F. et al. Análise do desempenho de alunos na perspectiva do “CHA” em disciplina utilizando PBL: o que significa a síntese? Revista de Contabilidade e Organizações, v. 26, p. 4-19, 2016.

FREZATTI, F.; MARTINS, D. B. PBL ou PBL’s: a customização do mecanismo de aprendizagem baseada em problemas na educação contábil. Revista de Graduação USP, v. 1, n. 1, p. 25-34, 2016.

FREZATTI, F; SILVA, S. C. Prática versus incerteza: como gerenciar o estudante nessa tensão na implementação de disciplina sob o prisma do PBL? Revista Universo Contábil, v. 10, p. 28-46, 2014.

FROST, M. An analysis of the scope and the value of problem-based learning in the education of health care professionals. Journal of Advanced Nursing, v. 24, n.5, p. 1047-1053, 1996. https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.1996.tb02942.x

GARNJOST, P; BROWN, S. M. Undergraduate business students’ perceptions of learning outcomes in problem based and faculty centered courses. The International Journal of Management Education, v. 16, n. 1, p. 121-130, 2018. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2017.12.004

GUEDES, K. L.; ANDRADE, R. O. B; NICOLINI, A. M. A avaliação de estudantes e professores de administração sobre a experiência com a aprendizagem baseada em problemas. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 16, n. 1, p. 71-100, 2015.

HANSEN, J. D. Using problem-based learning in accounting. Journal of Education for Business, v. 81, n. 4, p. 221-224, 2006. https://doi.org/10.3200/JOEB.81.4.221-224

HARRIS, S. La dimensión internacional de la educación: entre el modelo económico y el cultural. Estudios sobre Educación, n. 15, p. 87-101, 2008.

HEAGY, C. D.; LEHMANN, C. M. Is PBL an improved delivery method for the accounting curriculum? Advances in Accounting Education, v. 7, p. 221-251, 2005.

HMELO-SILVER, C. E. Creating a learning space in problem-based learning. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, v. 7, n. 1, p. 24-39, 2013. https://doi.org/10.7771/1541-5015.1334

HMELO-SILVER, C. E. Problem-based learning: what and how do students learn? Education Psychology Review, v. 16, n. 3, p. 235-266, Set. 2004.

HSU, C.; YEN, S.; LAI, W. The Effect of Problem-Based Learning on Learning Outcomes of Accounting Students. Asian Journal of Finance & Accounting, v. 8, n. 2, p. 135-154, 2016.

ISHAK, N. M.; BAKAR, A. Y. A. Developing sampling frame for case study: challenges and conditions. World Journal of Education, v. 4, n. 3, p. 29-35, 2014.

JOHNSTONE, K. M.; BIGGS, S. F. Problem-based learning: introduction, analysis, and accounting curricula implications. Journal of Accounting Education, v. 16, n. 3/4, p. 407–427, 1998

LA TAILLE, Y. Desenvolvimento do juízo moral. In: MACEDO, L. (Colab.). Jean Piaget. Coleção memória da pedagogia. n. 1. Rio de Janeiro: Ediouro; Segmentto-Duetto, 2005. p. 76-88.

MANAF, N. A. A.; ISHAK, Z.; HUSSIN, W. N. W. Application of problem-based learning (PBL) in a course on financial accounting principles. Malaysian Journal of Learning and Instruction, v. 8, p. 21-47, 2011.

MARTÍNEZ-OTERO, Valentín. Teoria e prática da educação. Natal: EDUFRN, 2012.

MARTINS, D. B.; ESPEJO, M. M. S. B. Problem Based Learning - PBL no Ensino de Contabilidade: Guia Orientativo para Professores e Estudantes da Nova Geração. São Paulo: Atlas, 2015.

MARTINS, D. B.; ESPEJO, M. M. S. B.; FREZATTI, F. Problem-Based Learning no Ensino de Contabilidade Gerencial: Relato de uma Experiência Brasileira. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 9, n. 4, p. 430-452, 2015.

MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

MIRANDA, C. S. Ensino de contabilidade gerencial: uma análise comparativa de percepções de importância entre docentes e profissionais, utilizando as dimensões de atividades, artefatos e competências. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, 2010.

MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MOREIRA, M. A.; OLIVEIRA, N. G. A Utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas em Cursos de Graduação de Ciências Contábeis. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, v. 4, n. 2, p. 39-55, 2017.

NEWMAN, M. J. Problem-based learning: an introduction and overview of the key features of the approach. Journal of Veterinary Medical Education, v. 32, n. 1, p. 12-20, 2005. https://doi.org/10.3138/jvme.32.1.12

OLIVEIRA, R. M. Problem Based Learning como estratégia de ensino: diagnóstico da para a aplicabilidade no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná. 2015. 163f. Dissertação de Mestrado (Contabilidade) – Universidade Federal do Paraná, 2015.

PIAGET, J. Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

PINHEIRO, M. M.; SARRICO, C. S.; SANTIAGO, R. A. Competências de autodesenvolvimento e metodologias PBL num curso de contabilidade: perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores. Revista Lusófona de Educação, v. 17, p. 147-166, 2011.

PINHO, S. T. et al. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz: Revista de Educação Física, v. 16, n. 3, p. 580-590, 2010.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: UduFSCAR, 2010.

SAVERY, J. R. Overview of problem-based learning: definitions and distinctions. Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning. v. 1, n. 1, p. 9-20, 2006.

SAVERY, J. R.; DUFFY, T. M. Problem-based learning: an instructional model and its constructivist framework. Educational Technology, v. 35, p. 1-17, 1995.

SCHMIDT, H. G. et al. Constructivist, problem-based learning does work: a meta-analysis of curricular comparisons involving a single medical school. Educational Psychologist, v. 44, n. 4, p. 227-249, 2009. https://doi.org/10.1080/00461520903213592

SIQUEIRA, J. R. M. et al. Aprendizagem Baseada em Problemas: O que os Médicos tem a ensinar aos Contadores. Revista Contabilidade Vista e Revista. UFMG. BH, v.20, n.3, p. 101-125, jul./set. 2009.

SOARES, M. A. Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico. 2008. 214 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008.

SOCKALINGAM, N. Characteristics of problems in problem-based learning. 2010. 236f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Erasmus University em Rotterdam, Holanda, 2010.

SOCKALINGAM, N.; MARTINS, D. B.; FREZATTI, F. Practical issues in implementing problem-based learning: an international perspective. In: INTERNATIONAL CONGRESS PAN PBL 2014, 8, Concepción, Chile, 2014. Anais..., 2014.

SOCKALINGAM, N.; SCHMIDT, H. G. Characteristics of problems for problem-based learning: the students’ perspective. Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning, v. 5, n. 1, p. 6-33, Spring, 2011.

SOUZA, M. K. et al. Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE): fatores que interferem na adesão. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva, v. 26, n. 3, p. 200-205, 2013.

SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): Um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, v. 5, p. 182-200, 2015.

SPRAAKMAN, G.; JACKLING, B. A conceptual framework for learning management accounting. Accounting Perspectives, v. 13, n. 1, p. 61-81, 2014. https://doi.org/10.1111/1911-3838.12024

STAKE, R. E. The Case Study Method in Social Inquiry. Educational Researcher, v. 7, n. 2, p. 5-8, 1978.

STANLEY, T.; MARSDEN, S. Problem-based learning: does accounting education need it? Journal of Accounting Education, v. 30, p. 267-289, 2012.

TAILLE, Y. Desenvolvimento do juízo moral. In: MACEDO, L. (Colab.). Jean Piaget. Coleção memória da pedagogia. n. 1. Rio de Janeiro: Ediouro; Segmentto-Duetto, 2005. p. 76-88.

WOOD, D. F. ABC of learning and teaching in medicine: problem-based learning. British Medical Journal (BMJ), v. 326, p. 328-330, 2003.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

2018-12-19

Cómo citar

Silva, F. F. da, Azevedo, Y. G. P., & Araújo, A. O. (2018). La educación contable en la perspectiva del aprendizaje basado em problemas. Revista Contemporânea De Contabilidade, 15(36), 188–210. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n36p188

Número

Sección

Artigos