Estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, percepção docente sobre a aprendizagem e métodos educacionais em contabilidade

Thiago Bruno de Jesus Silva, Vania Tanira Biavatti

Resumo


O objetivo geral desta investigação foi analisar a relação entre o perfil autorregulado de aprendizagem dos discentes aos métodos educacionais de ensino e a percepção docente sobre a aprendizagem no curso de Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau (FURB). A investigação utilizou como estratégia de pesquisa o estudo de caso único. A amostra foi composta por 202 discentes e 16 professores do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da instituição, que responderam aos instrumentos de pesquisa. O instrumento de levantamento de dados que foi aplicado aos discentes, sobre o uso das estratégias metacognitivas, foi proposto por Zimerman e Martinez-Ponz (1986) e o aplicado aos docentes foi proposto por Silva (2016). Para análise dos dados, identificaram-se as estratégias de aprendizagem autorregulada, através da estatística descritiva, a análise fatorial e o uso de testes paramétricos de comparação de médias (teste t); a percepção docente sobre a aprendizagem e os métodos de ensino foram alcançados pela análise descritiva dos dados. Por fim, relacionaram-se o perfil do discente quanto à utilização da estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, os métodos educacionais de ensino e a percepção docente sobre a aprendizagem. Conclui-se que o ensino tem a consecução de aproximar o conteúdo teórico com o conteúdo prático da contabilidade. Entretanto, ao serem utilizados diferentes métodos de ensino, mesclam-se métodos ativos e passivos de aprendizagem, o que pode ter contribuído no desenvolvimento de nível maior de estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada. Tem-se como implicação a percepção docente sobre aprendizagem que enfatiza à formação de um profissional com concepções técnicas, o que se limita às regras e desempenho de tarefas rotineiras de contabilidade.


Palavras-chave


Andragogia; Aprendizagem; Metacognição; Métodos educacionais; Educação superior

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n37p3



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