Estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, percepção docente sobre a aprendizagem e métodos educacionais em contabilidade

Autores

  • Thiago Bruno de Jesus Silva Professor do Curso de Contabilidade na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Vania Tanira Biavatti Professora no Programa de Pós-Graduação Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n37p3

Resumo

O objetivo geral desta investigação foi analisar a relação entre o perfil autorregulado de aprendizagem dos discentes aos métodos educacionais de ensino e a percepção docente sobre a aprendizagem no curso de Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau (FURB). A investigação utilizou como estratégia de pesquisa o estudo de caso único. A amostra foi composta por 202 discentes e 16 professores do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da instituição, que responderam aos instrumentos de pesquisa. O instrumento de levantamento de dados que foi aplicado aos discentes, sobre o uso das estratégias metacognitivas, foi proposto por Zimerman e Martinez-Ponz (1986) e o aplicado aos docentes foi proposto por Silva (2016). Para análise dos dados, identificaram-se as estratégias de aprendizagem autorregulada, através da estatística descritiva, a análise fatorial e o uso de testes paramétricos de comparação de médias (teste t); a percepção docente sobre a aprendizagem e os métodos de ensino foram alcançados pela análise descritiva dos dados. Por fim, relacionaram-se o perfil do discente quanto à utilização da estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, os métodos educacionais de ensino e a percepção docente sobre a aprendizagem. Conclui-se que o ensino tem a consecução de aproximar o conteúdo teórico com o conteúdo prático da contabilidade. Entretanto, ao serem utilizados diferentes métodos de ensino, mesclam-se métodos ativos e passivos de aprendizagem, o que pode ter contribuído no desenvolvimento de nível maior de estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada. Tem-se como implicação a percepção docente sobre aprendizagem que enfatiza à formação de um profissional com concepções técnicas, o que se limita às regras e desempenho de tarefas rotineiras de contabilidade.

Biografia do Autor

Thiago Bruno de Jesus Silva, Professor do Curso de Contabilidade na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Vania Tanira Biavatti, Professora no Programa de Pós-Graduação Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Ciências Sociais Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)

Referências

ACCOUNTING EDUCATION CHANGE COMMISSION (AECC). Objectives of education for accountants: Position statement number one. Issues in Accounting Education: 307–312, 1990.

AMERICAN INSTITUTE OF CERTIFIED PUBLIC ACCOUNTANTS (AICPA). Core Competency Framework for Entry into the Accounting Profession. 2010.

AMERICAN INSTITUTE OF CERTIFIED PUBLIC ACCOUNTANTS (AICPA). Core Competency Framework for Entry into the Accounting Profession. 2000.

AMOOR, S. S. The need to improve teacher quality in business education programme in Nigerian universities. International Journal of Educational Research, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2010.

ANDRADE, Cacilda Soares de. O ensino de contabilidade introdutória nas universidades públicas do Brasil. 2002. Fl55. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) – Universidade de São Paulo, 2002. https://doi.org/10.11606/d.12.2002.tde-11112004-140947

BLACK, W. H. The activities of the pathways commission and the historical context for changes in accounting education. Issues in Accounting Education. v. 27, n. 3, p. 601–625, 2012. https://doi.org/10.2308/iace-50091

BECKER, L. L. Self-Regulated Learning in an Introductory Undergraduate Accounting Course. Tese (Doutorado em Educação em Liderança), 179 f., Universidade Estadual do Leste de Tennessee, EUA, 2011.

BECKER, L. L. Self-Regulated Learning Interventions in the Introductory Accounting Course: An Empirical Study. Issues in Accounting Education, v. 28, n. 3, p. 435-460, 2013. https://doi.org/10.2308/iace-50444

BOEKAERTS, Monique; CORNO, Lyn. Self‐regulation in the classroom: A perspective on assessment and intervention. Applied Psychology, v. 54, n. 2, p. 199-231, 2005. https://doi.org/10.1111/j.1464-0597.2005.00205.x

BORGES, M. P. P.; LEAL, E. A. Estratégias e Métodos Aplicados no Ensino da Contabilidade Gerencial: Um Estudo com Discentes do Curso de Ciências Contábeis. In: I Congresso UFU de Contabilidade, 2015, Uberlândia-MG. I Congresso UFU de Contabilidade, 2015.

BORKO, Hilda. Professional development and teacher learning: Mapping the terrain. Educational researcher, v. 33, n. 8, p. 3-15, 2004.

BORUCHOVITCH, E. Algumas estratégias de compreensão da leitura de aluno de ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, v. 5, n. 1, p. 19-26, 2001. https://doi.org/10.1590/s1413-85572001000100003

BYRNE, Marann; FLOOD, Barbara; WILLIS, Pauline. An Inter-Institutional Exploration of the Learning Approaches of Students Studying Accounting. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, v. 20, n. 2, p. 155-167, 2009.

CARVALHO, Jair Antonio de; CARVALHO, Marlene Pedrote de; BARRETO, Maria Auxiliadora Motta; ALVES, Fábio Aguiar. Andragogia: Considerações sobre a aprendizagem do adulto. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, v.3, n 1, p. 78-90, Abril 2010. https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i1.a21105

CATTELL, R. B. The scree test for the number of factors. Multivariate Behavioral Research, v. 1, p. 245-267, 1966. https://doi.org/10.1207/s15327906mbr0102_10

CHIHEVE, Herbert. Self-Directed Learning In Accounting Education In Polytechnics In Zimbabwe. International Journal of Innovative Research and Development, v. 2, n. 9, 2014.

COSENZA, José Paulo, Perspectivas para a Profissão Contábil num Mundo Globalizado - Um Estudo a Partir da Experiência Brasileira, Revista Brasileira de Contabilidade RBC, Jul/Ago 2001 - nº130. COETZEE, S. A.; SCHMULIAN, A. A critical analysis of the pedagogical approach employed in an introductory course to IFRS. Issues in Accounting Education. v. 27, n. 1, p. 83–100, 2012.

CORNO, Lyn. Self-regulated learning: A volitional analysis. In: Self-regulated learning and academic achievement. Springer New York, 1989. p. 111-141. https://doi.org/10.1007/978-1-4612-3618-4_5

DARLING-HAMMOND, Linda; MCLAUGHLIN, Milbrey W. Policies that support professional development in an era of reform. Phi delta kappan, v. 76, n. 8, p. 597-604, 1995.

DRAKE, John R. A critical analysis of active learning and an alternative pedagogical framework for introductory information systems courses.Journal of Information Technology Education, v. 11, p. 39-52, 2012.

DEAQUINO, Carlos Tasso Eira. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. Pearson Prentice Hall, 2007.

DEMETRIOU, Andreas. Organization and development of self-understanding and self-regulation: Toward a general theory, 2000.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e

abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

EBOLI, Marisa. Educação Corporativa. Revista T&D–Inteligência Corporativa, v. 137, n. 12, p. 48, 2004.

HAIR, Joseph F. et al. Multivariate data analysis. 1998.

HAMZE, A. Andragogia e a arte de ensinar aos adultos. Disponível em http://www.educador.brasilescola.com/trabalhdocente/andragogia.htm. Acessado em 14/06/2015

HOWIESON, Bryan et al. Who should teach what? Australian perceptions of the roles of universities and practice in the education of professional accountants. Journal of Accounting Education, v. 32, n. 3, p. 259-275, 2014. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2014.05.001

LEAL, Douglas Tavares Borges; CORNACHIONE JR, Edgard. A aula expositiva no ensino da contabilidade. Contabilidade vista & revista, v. 17, n. 3, p. 91-113, 2006.

LEAL, Edvalda Araujo; BORGES, A.V.S. Estratégias e Métodos Aplicados no Ensino da Contabilidade: uma análise dos Planos de Ensino do Curso de Ciências Contábeis de Uma Instituição Pública Brasileira. In: VIII Congresso ANPCONT, 2014, Rio de Janeiro. VIII Congresso ANPCONT, 2014.

LIMA FILHO, R. N.; LIMA, G. A. S. F.; BRUNI, A. L. Aprendizagem autorregulada em Contabilidade: diagnósticos, dimensões e explicações. Brazilian Business Review, v. 12, n. 1, p. 38-56, 2015.

LOMBAERTS, Koen; ENGELS, Nadine; VAN BRAAK, Johan. Determinants of teachers' recognitions of self-regulated learning practices in elementary education. The Journal of Educational Research, v. 102, n. 3, p. 163-174, 2009.

KNOWLES, Malcolm S.; HOLTON III, Elwood F.; SWANSON, Richard A.The adult learner: The definitive classic in adult education and human resource development. Routledge, 2014

KNOWLES, M. S., HOLTON III, E. F., AND SWANSON, R.A., A theory of adult learning: Andragogy. The adult learner: The definitive classic in adult education and human resource development, 5 th Ed., Houston: Gulf Publishing Company, 35-72, 1998.

KNOWLES, Charles O. Metabolism of two acaricidal chemicals, N'-(4-chloro-o-tolyl)-N, N-dimethylformamidine (chlorophenamidine) and m-{[(dimethylamino) methylene] amino} phenyl methylcarbamate hydrochloride (formetanate). Journal of agricultural and food chemistry, v. 18, n. 6, p. 1038-1047, 1970. https://doi.org/10.1021/jf60172a044

MARTIN, A. J.; DOWSON, M. Interpersonal relationships, motivation, engagement, and achievement: Yields for theory, current issues, and educational practice. Review of educational research, v. 79, n. 1, p. 327-365, 2009. https://doi.org/10.3102/0034654308325583

MADUREIRA, N. L.; SUCCAR Jr., F.; GOMES, J. S. Estudo sobre os métodos de ensino utilizados nos cursos de ciências contábeis e administração da universidade estadual do rio de janeiro (Uerj): a percepção de docentes e discentes. Revista de Informação Contábil, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 43-53, 2011.

MIRANDA, G. J.; LEAL, E. A.; CASA NOVA, S. P. C. Técnicas de ensino aplicadas à contabilidade: existe uma receita? In: COIMBRA, C. L. Didática para o ensino nas áreas de administração e ciências contábeis. São Paulo: Atlas, 2012.

MOENIKIA, M; ABTIN, J. Relationship between using of ICT and psychological characteristics in Ardabil secondary schools’ students. Iran, Ardabil, educational organization, 2006.

MOOS, D. C.; RINGDAL, A. Self-regulated learning in the classroom: A literature review on the teacher’s role. Education Research International, v. 2012, 2012.

NETEMEYER, Richard G.; BEARDEN, William O.; SHARMA, Subhash. Scaling procedures: Issues and applications. Sage Publications, 2003.

NIEMI, H., HARJU, V., VIVITSOU, M., VIITANEN, K., MULTISILTA, J., & KUOKKANEN, A. Digital Storytelling for 21 st-Century Skills in Virtual Learning Environments. Creative Education, 2014. https://doi.org/10.4236/ce.2014.59078

NOFFS, Neide de Aquino; RODRIGUES, Carla Maria Rezende. Andragogia na Psicopedagogia: a atuação com adultos. Revista Psicopedagogia, v. 28, n. 87, p. 283-292, 2011.

NGANGA, C. S. N.; FERREIRA, M. A.; NETO, E. B. M. N.; LEAL, E. A. L. Estratégias e técnicas aplicadas no ensino da contabilidade gerencial: um estudo com docentes do curso de ciências contábeis. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 4., 2013, Brasília. Anais... Brasília, 2013. CD-ROM.

NGWENYA, J.C.; MAISTRY, S.M. Teaching and assessment in accounting: An exploration of teachers’ experiences in a rural KwaZulu-Natal School. Journal of Social Sciences, v. 33, n. 1, p. 21-30, 2012.

OPDECAM, Evelien; EVERAERT, Patricia. Improving student satisfaction in a first-year undergraduate accounting course by team learning. Issues in Accounting Education, v. 27, n. 1, p. 53-82, 2012.

POSTAREFF, Liisa; LINDBLOM-YLÄNNE, Sari. Variation in teachers' descriptions of teaching: Broadening the understanding of teaching in higher education. Learning and Instruction, v. 18, n. 2, p. 109-120, 2008.

RAGOSTA, Patrick. The effectiveness of intervention programs to help college students acquire self-regulated learning strategies: A meta-analysis. City University of New York, 2010.

RIBEIRO, L. R. C.; ESCRIVÃO FILHO, E.; MIZUKAMI, M. G. N. Uma experiência com a PBL no ensino de engenharia sob a ótica dos alunos. Revista de Ensino de Engenharia, v.23, n.1, p.63-17, 2004.

ROMANOWSKY, Luis Roberto; BEUREN, Ilse Maria. Um Estudo dos Procedimentos Metodológicos de Ensino Utilizado nos Cursos de Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade. Setembro/Outubro 2002.

ROSÁRIO, Pedro. Diferenças processuais na aprendizagem: avaliação alternativa das estratégias de auto–regulação da aprendizagem. 2001.

ROSÁRIO, Pedro. Estudar o estudar: As (Des) venturas do Testas. Porto: Porto Editora, 2004.

SCHLEIFER, L. F.; DULL, R. B. Metacognition and performance in the accounting classroom. Issues in Accounting Education, n. 3, p. 44-68, 2009.

SCHMIDT, Elisabeth Silveira. Currículo: uma abordagem conceitual e histórica. Publicatio UEPG: Ciências Humanas, Linguistica, Letras e Artes, v. 11, n. 1, 2003. https://doi.org/10.5212/publicatiohum.v.16i1.061065

SCHREUDER, Glynis Rholeen. Teacher Professional Development: The Case Of Quality Teaching In Accounting At Selected Western Cape Secondary Schools. Tese de Doutorado. Cape Peninsula University of Technology, 2014.

SCHUNK, D. H. Commentary on self-regulation in school contexts.Learning and Instruction, v. 15, n. 2, p. 173-177, 2005.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform.Harvard educational review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.

SILVA, Thiago Bruno de Jesus. Estratégia Metacognitiva de Aprendizagem Autorregulada, Percepção Docente Sobre a Aprendizagem e Métodos Educacionais Em Contabilidade: Estudo de caso em uma universidade pública catarinense. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau, Blumenau (SC), 2016.

SPERLING, R. A., B. C. HOWARD, R. STALEY, AND N. DUBOIS. Metacognition and self-regulated learning constructs. Educational Research and Evaluation 10 (2): 117–139, 2004. https://doi.org/10.1076/edre.10.2.117.27905

SOARES, Mara Alves. Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de ciências contábeis: um estudo empírico. 2008. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

STANLEY, Trevor; MARSDEN, Stephen. Problem-based learning: Does accounting education need it?. Journal of Accounting Education, v. 30, n. 3, p. 267-289, 2012.

TUYSUZOGLU, B. B. An investigation of the role of metacognitive behavior in self-regulated learning when learning a complex science topic with a hypermedia learning environment. Tese de Doutorado. The University of North Carolina at Chapel Hill, 2011.

VILLEGAS-REIMERS, Eleonora et al. Teacher professional development: an international review of the literature. Paris: International Institute for Educational Planning, 2003.

ZIMMERMAN, B. J. Theories of self-regulated learning and academic achievement: An overview and analysis. NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

ZIMMERMAN, B. J. Becoming a self-regulated learner: Which are the key subprocesses? Contemporary Educational Psychology, n.11, p. 307-313, 1986. https://doi.org/10.1016/0361-476x(86)90027-5

ZIMMERMAN, B. J.; PONS, M. M. Development of a structured interview for assessing student use of self-regulated learning strategies. American educational research journal, v. 23, n. 4, p. 614-628, 1986. https://doi.org/10.3102/00028312023004614

ZRAA, Wahida; HARTLE, R. Todd; KAVANAGH, Marie. Adopting appropriate teaching models to develop knowledge and skills to academic standards in the accounting discipline. In: Proceedings of the 2011 AFAANZ Conference. Accounting & Finance Association of Australia and New Zealand, 2011. p. 1-23.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Silva, T. B. de J., & Biavatti, V. T. (2018). Estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, percepção docente sobre a aprendizagem e métodos educacionais em contabilidade. Revista Contemporânea De Contabilidade, 15(37), 3–33. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n37p3

Edição

Seção

Artigos