Um estudo a respeito do estágio curricular supervisionado nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil com foco na teoria experiencial de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n39p66

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar como as Instituições de Ensino Superior organizam e operacionalizam o estágio curricular supervisionado nos Cursos de Ciências Contábeis no Brasil à luz da Teoria Experiencial de Aprendizagem de David Kolb. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, tendo sido elaborado por meio de coleta documental nos Projetos Pedagógicos e/ou Regulamentos de Estágios de uma amostra de 210 instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Como resultado, verificou-se que: 97% das instituições investigadas estabelecem o Estágio Supervisionado como uma atividade a ser desempenhada individualmente; a carga horária para a realização da atividade é bastante heterogênea; a maior parte das instituições estabelecem as responsabilidades dos alunos, mas não dos demais envolvidos (IES, professores, empresas cedentes e supervisores); o propósito central do Estágio Supervisionado evidenciado é expor o aluno a situações práticas, sendo possível visualizar os estágios do ciclo de aprendizagem experiencial de Kolb nas regulamentações da maioria das IES investigadas.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Batista de Sousa, Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC)

Gilberto José Miranda, Professor Adjunto - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP)

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Publicado

2019-10-21

Como Citar

Sousa, M. A. B. de, & Miranda, G. J. (2019). Um estudo a respeito do estágio curricular supervisionado nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil com foco na teoria experiencial de aprendizagem. Revista Contemporânea De Contabilidade, 16(39), 66–88. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n39p66

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Artigos