Um estudo a respeito do estágio curricular supervisionado nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil com foco na teoria experiencial de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n39p66Resumo
Este estudo teve por objetivo investigar como as Instituições de Ensino Superior organizam e operacionalizam o estágio curricular supervisionado nos Cursos de Ciências Contábeis no Brasil à luz da Teoria Experiencial de Aprendizagem de David Kolb. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, tendo sido elaborado por meio de coleta documental nos Projetos Pedagógicos e/ou Regulamentos de Estágios de uma amostra de 210 instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Como resultado, verificou-se que: 97% das instituições investigadas estabelecem o Estágio Supervisionado como uma atividade a ser desempenhada individualmente; a carga horária para a realização da atividade é bastante heterogênea; a maior parte das instituições estabelecem as responsabilidades dos alunos, mas não dos demais envolvidos (IES, professores, empresas cedentes e supervisores); o propósito central do Estágio Supervisionado evidenciado é expor o aluno a situações práticas, sendo possível visualizar os estágios do ciclo de aprendizagem experiencial de Kolb nas regulamentações da maioria das IES investigadas.
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