Facilitando o processo de planejamento e gestão nas organizações

Autores

  • José Carlos Panegalli UNOESC - Joaçaba - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a sistemática denominada Facilitador PACE, como instrumento para possibilitar o entendimento do processo de diagnóstico, de planejamento e de gestão integrada e compartilhada, para favorecer o alcance dos objetivos estratégicos relativos à escolha de ações operacionais de forma alinhada às bases, para o acompanhamento e a implementação do processo de manutenção e de aperfeiçoamento contínuo das organizações. A sistemática proposta é um modelo integrado, conceitual e pragmático, com enfoque sistêmico, um roteiro para o processo de planejamento e gestão par as organizações, passo a passo. Para que as organizações atinjam os resultados esperados é necessária uma íntima relação entre as ações operacionais adotadas e os objetivos estratégicos estabelecidos. O ineditismo do trabalho está na sistematização de etapas que se desdobram em: Processo Integral (I) e Processo Revisa e Replaneja (R). O Processo Integral (I) implementa todos os passos, desde a equalização do conhecimento das pessoas da organização, seguido da preparação para o processo de planejamento e gestão, do levantamento situacional, do diagnóstico estratégico, do processo da formulação estratégica, do planejamento estratégico, do planejamento operacional, do planejamento organizacional, do planejamento orçamentário, projetos, programas, até os planos de negócios e planos de ação. Segue com a diretriz de orientação para a operacionalização de forma integrada e compartilhada, assim como a adoção de sistemas de controle, acompanhamento e avaliação de desempenho. O denominado Processo Revisa e Replaneja (R) considera o que foi implementado para atingir os objetivos estratégicos, bem como a avaliação do desempenho, retomando o caminho do processo integral de planejamento e gestão proposto pela sistemática, de tal forma que se promova um círculo virtuoso que possibilite a melhoria continuada. Isto tudo, com o propósito de satisfazer os grupos de interesse da organização.

Biografia do Autor

José Carlos Panegalli, UNOESC - Joaçaba - SC

Possui graduação em Administração pela UNOCHAPECO (1977) , graduação em Ciências Contábeis pela UNOCHAPECO (1979) , especialização em Engenharia da Produção pela UFSC (1982), especialização em Administração Financeira e Orçamentária pela UFSC (1982) e mestrado em Administração Gestão Estratégica das Organizações pela udesc (2003). Atualmente é professor titular da UNOESC, professor titular da FIEl e Diretor-Sócio da Pace Assessoria e Projetos SC Ltda.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Panegalli, J. C. (2004). Facilitando o processo de planejamento e gestão nas organizações. Revista Contemporânea De Contabilidade, 1(2), 41–67. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos