Educação ambiental nas empresas: um estudo de caso na Fischer Fraiburgo Agrícola Ltda

Autores

  • Maria José Ancieta Melgar UFSC - Florianópolis - SC
  • Hans Michael van Bellen UFSC - Florianópolis - SC
  • Rogério João Lunkes UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo apresenta uma avaliação do processo de Educação Ambiental da empresa Fischer Fraiburgo Ltda. Para avaliar o processo foram utilizadas três categorias de análise: os conteúdos, o processo e o planejamento de educação ambiental. A base teórica inicia com uma retrospectiva histórica do Desenvolvimento Sustentável; prossegue com os Sistemas de Gestão Ambiental para abordar o processo de Educação Ambiental. Os dados desta pesquisa, do tipo estudo de caso, foram coletados através de entrevistas do tipo estruturado, aplicadas a uma amostra de gestores da empresa selecionada. Os resultados do trabalho revelam que, embora não esteja formalmente implementada, a Educação Ambiental vem sendo utilizada parcialmente e regularmente nas três esferas trazendo redução efetiva em termos de impactos ambientais causados pela organização.

Biografia do Autor

Maria José Ancieta Melgar, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Administração (Bolívia) e mestrado em Administração pela UFSC.

Hans Michael van Bellen, UFSC - Florianópolis - SC

Possui Graduação em Engenharia Mecânica (UFSC), mestrado em administração (UFSC), doutorado em Prog. de Coop. Internacional - Dout. Sandwich (Universität Dortmund), doutorado em Engenharia de Produção (UFSC) e aperfeiçoamento em Engenharia Civil (UFSC). Atualmente é professor adjunto da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Rogério João Lunkes, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis (1996), mestrado em Engenharia de Produção (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2003). Atualmente é Professor Adjunto I da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-03-31

Como Citar

Melgar, M. J. A., Bellen, H. M. van, & Lunkes, R. J. (2008). Educação ambiental nas empresas: um estudo de caso na Fischer Fraiburgo Agrícola Ltda. Revista Contemporânea De Contabilidade, 3(6), 125–142. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos