Balanced Scorecard como modelo para implementar a internacionalização na universidade pública: um olhar interpretativo a partir da pesquisa participante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e78993

Palavras-chave:

Indicadores de Gordura Corporal, Treinamento Físico Misto, Avaliação da Composição Corporal,

Resumo

As universidades públicas brasileiras enquanto participantes do cenário neoliberal e globalizado são conclamadas a dar muitas respostas diante das exigências contemporâneas, uma delas é a internacionalização do ensino superior. O objetivo desse artigo é propor, sob uma lente interpretativa, um modelo de Balanced Scorecard (BSC) para implementar a estratégia de internacionalização em universidades públicas. Desenvolvido sob uma abordagem qualitativa, esse estudo de caso instrumental usou a metodologia de pesquisa participante para construir um mapa estratégico, um painel de bordo e um quadro de indicadores de desempenho para a internacionalização da universidade. A pesquisa oferece, por meio do conceito de transferabilidade, a possibilidade de outras universidades refletirem e trabalharem seus próprios planos sob uma perspectiva diferenciada da colonialidade do norte e mensurarem seu próprio grau de internacionalização sem ficarem presas apenas aos rankings acadêmicos que a medem.

Biografia do Autor

Rosenery Loureiro Lourenço, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Ciências Contábeis (UFRJ)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (UEMS), Dourados/MS, Brasil

Maria Eugênia Petenuci, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Ciências de Alimentos (UEM)

Técnica de Nível Superior lotada na Assessoria de Relações Internacionais (UEMS), Dourados/MS, Brasil

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Publicado

2022-01-27

Como Citar

Lourenço, R. L. ., & Petenuci, M. E. (2022). Balanced Scorecard como modelo para implementar a internacionalização na universidade pública: um olhar interpretativo a partir da pesquisa participante. Revista Contemporânea De Contabilidade, 19(50), 122–142. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e78993

Edição

Seção

Artigos