Composição de equipes de trabalho na metodologia ativa de challenge based learning: potencializando o desenvolvimento de habilidades em estudantes de contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e81658Palavras-chave:
Ensino de Contabilidade, Potencializar Habilidades, Metodologias Ativas de Ensino, Equipes de Trabalho, Challenge Based Learning, Aprendizagem baseada em DesafioResumo
Este artigo apresenta as habilidades necessárias ao profissional contábil e um guia (framework) para orientar a formação de equipes de trabalho que potencialize o desenvolvimento de habilidades em estudantes de Contabilidade submetidos a metodologias ativas de ensino. Uma revisão sistemática de literatura foi realizada para identificar as relevantes habilidades a serem investigadas na pesquisa em estudantes de Contabilidade. Após a execução de um teste piloto, foi realizado um quase-experimento controlado, baseado na metodologia ativa de ensino de Challenge Based Learning (CBL), e aplicados questionários em turmas de estudantes de Contabilidade. Participaram da pesquisa 251 estudantes de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) da região Sul do Brasil. Na análise dos resultados foram realizados testes de variância (ANOVA), qui-quadrado, teste de Tukey e análises descritivas para confirmação da hipótese da pesquisa. A revisão sistemática da literatura apresenta as habilidades que devem ser desenvolvidas na formação contábil, e os resultados do artigo apresentam as principais variáveis, na formação de equipes de trabalho, que promovem o desenvolvimento dessas habilidades a partir do uso de metodologias ativas de ensino. As contribuições, além da revisão da literatura, são fornecer um guia para subsidiar e orientar a formação de equipes de trabalho para impulsionar o desenvolvimento dessas habilidades. No campo prático o artigo indica quais variáveis, na formação de equipes de trabalho, podem impulsionar o desenvolvimento de habilidades com grau de intensidade satisfatório, norteando as iniciativas educacionais baseadas em metodologias ativas de ensino, servindo no campo acadêmico como uma referência.
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