Modelo e análise de previsão de desempenho pela metodologia de análise multivariada de dados: um estudo empírico do setor de energia elétrica

Autores

  • Antônio Fernando Oliveira Andrade Pereira UFPEC - Recife - PE
  • Carlos Pedrosa Júnior UFPB - João Pessoa - PB
  • Evandro José Santos Ramos FCA - Salvador - BA

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estimar empiricamente uma equação com corte simultâneo de previsão de desempenho das empresas do setor energético no Brasil. O estudo utiliza-se de uma amostra de 40 empresas, através do levantamento das demonstrações contábeis de 2003, junto à Comissão de Valores Mobiliários e à Bolsa de Valores de São Paulo. A metodologia adotada foi composta de técnicas de análise multivariada, conjugando-se a análise fatorial e a análise discriminante, trabalhando com o software Statical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 10.0. Na fundamentação teórica foram estudadas exaustivamente as técnicas multivariadas e alguns trabalhos recentemente apresentados em congressos. Os resultados obtidos evidenciaram a eficácia do modelo na previsão de desempenho, contribuindo com as empresas de rating na análise de crédito.

Biografia do Autor

Antônio Fernando Oliveira Andrade Pereira, UFPEC - Recife - PE

Possui graduação em Economia pela UFPE (1972), mestrado em Administração pela USP (1983), doutorado em Administração pela USP (1985), doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002) e doutorado em Administração de Empresas pela FGV - SP (1989). Atualmente é professor adjunto da UFPE.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Carlos Pedrosa Júnior, UFPB - João Pessoa - PB

Possui graduação em Economia pelo Centro Universitário de Brasilia (1973) , mestrado em Administração pela UFPB (1981) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP (1990) . Atualmente é Professor Concursado da UFPB e professor titular do Fundação Visconde de Cairu. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: Empresas Estatais, Controle de Estatais, Avaliação de Desempenho de Estatais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Evandro José Santos Ramos, FCA - Salvador - BA

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Salvador (2000), graduando em Administração de Empresas pela Faculdade Castro Alves, especialista em Contabilidade Gerencial pela Faculdades Integradas da Bahia (2002) e mestrado em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu (2005). Atualmente é professor/ coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Castro Alves.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Como Citar

Andrade Pereira, A. F. O., Pedrosa Júnior, C., & Ramos, E. J. S. (2006). Modelo e análise de previsão de desempenho pela metodologia de análise multivariada de dados: um estudo empírico do setor de energia elétrica. Revista Contemporânea De Contabilidade, 3(5), 59–74. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos