Informações evidenciadas no balanço social: as percepções dos gestores de forma comparada à literatura

Autores

  • Sady Mazzioni UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC
  • João Eduardo Prudêncio Tinoco UNISANTOS - Santos - SP
  • Antônio Benedito Silva Oliveira PUCSP - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O Balanço Social origina-se da Contabilidade e representa a evolução de um sistema projetado para a elaboração de peças contábeis de natureza econômico-financeira, pressionado pelo ambiente externo a fornecer informação diferenciada. O objetivo do artigo é apresentar a percepção dos gestores em relação ao Balanço Social como instrumento de informação social e as informações priorizadas na sua divulgação. O estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória e qualitativa. As conclusões apontam para uma convergência de pensamento dos gestores entrevistados com a literatura pesquisada, de que o relatório deve contemplar, majoritariamente, informações sobre recursos humanos, valor adicionado, meio ambiente e responsabilidade social.

Biografia do Autor

Sady Mazzioni, UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis (1993) e Especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Atualmente é professor titular de graduação e especialização, Vice-Reitor de Administração da Universidade Comunitária Regional de Chapecó.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

João Eduardo Prudêncio Tinoco, UNISANTOS - Santos - SP

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Ciências Econômicas de São Paulo (1971), graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo (1972), Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo - FEA/USP (1984) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996). Pesquisador pioneiro no Brasil, nos temas: Balanço Social e Contabilidade Estratégica de Recursos Humanos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Antônio Benedito Silva Oliveira, PUCSP - São Paulo - SP

Possui graduação em Contabilidade e Atuária pela Universidade de São Paulo (1989) , mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999) . Atualmente é Professor Assistente Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: Intangíveis, Gestão, Decisão, Mensuração, Informação e Controladoria.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-04-09

Como Citar

Mazzioni, S., Tinoco, J. E. P., & Oliveira, A. B. S. (2008). Informações evidenciadas no balanço social: as percepções dos gestores de forma comparada à literatura. Revista Contemporânea De Contabilidade, 4(7), 61–80. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos