O papel da controladoria nos fundos de pensão

Autores

  • Lilian Rodrigues de Oliveira UNIFOR - Fortaleza - CE
  • Vera Maria Rodrigues Ponte UNIFOR - Fortaleza - CE

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo averiguar a prática dos conceitos de controladoria no âmbito das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) do Nordeste. Foi realizada pesquisa de campo junto aos fundos de pensão, mediante aplicação de questionário junto aos responsáveis pelas atividades de controladoria desempenhadas no cotidiano das EFPCs. Apresenta-se a importância da controladoria para as EFPCs, em função do controle e transparência do gerenciamento e aplicação dos recursos que essas organizações administram. Constatou-se que, mesmo não contando com o órgão de controladoria na estrutura organizacional, as EFPCs implementam as fases do processo de gestão e direcionam as informações para os tomadores de decisão.

Biografia do Autor

Vera Maria Rodrigues Ponte, UNIFOR - Fortaleza - CE

Graduação em Processamento de Dados pela UFC (1985), graduação em Ciências Contábeis pela UNIFOR (2001) e doutorado em Ciências Contábeis pela USP (2001). Atualmente é professora titular da UNIFOR atuando no Mestrado em Administração. É parecerista de revistas e eventos qualificados pela CAPES e tem produção bibliográfica nas áreas de Controladoria e Disclosure. Em termos de produção científica tem publicação de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos apresentados em eventos acadêmicos. Orienta alunos de mestrado e de graduação. Coordena projeto de pesquisa na UNIFOR.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-04-20

Como Citar

Oliveira, L. R. de, & Ponte, V. M. R. (2008). O papel da controladoria nos fundos de pensão. Revista Contemporânea De Contabilidade, 3(5), 97–114. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos