Economic management in high school institutions: measurement of results by business unit

Authors

  • Mirna Murano UFP - Passo Fundo - RS
  • Marcos Antonio de Souza UNISINOS - São Leopoldo - RS
  • Carlos Alberto Diehl UNISINOS - São Leopoldo - RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

This work has as objective the development of a group of managerial reports that assist economical management by business unit in the Higher Education Institution. It is an explanatory research with qualitative and quantitative approaches. The data were collected in documents and interviews with academic managers, controller and accountant. The main results are: (1) There is a complete disconnection of objectives, procedures and comprehension of the jobs accomplished by the accountant and the controller; (2) Based on the arguments of dissatisfaction manifested by the managers, the developed reports offered more suitable information to subsidize the decision process of the institution.

Author Biographies

Mirna Murano, UFP - Passo Fundo - RS

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1995) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). Atualmente é professor assistente I da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de ciências contábeis, com ênfase em Auditoria, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria, auditoria interna, controles internos e controladoria.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marcos Antonio de Souza, UNISINOS - São Leopoldo - RS

Possui graduação em Administração de Empresas pelo Instituto de Ensino Superior Senador Fláquer (1977), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é sócio - Bruine Souza Consultores Associados Ltda e professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos, gestão, competitividade, qualidade do ensino e contabilidade gerencial.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Carlos Alberto Diehl, UNISINOS - São Leopoldo - RS

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina com doutorado sanduíche pela HEC Montreal (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, membro da Associação Brasileira de Custos, palestrante da FEDERASUL e do SINEPE/RS, consultor organizacional (Planejamento e Controle Estratégico e Gestão de Custos), parecerista de diversos periódicos e eventos (RAE, Universo Contábil, Revista da FAE , Base, ABCustos, Enanpad, CBC, USP, Prêmio Eliseu Martins), pensador skepsis desde 2007 (SKEPSIS Academia Semiologia e Direito) e avaliador do Sinaes do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controle de Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, custos, controle e logística.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Published

2008-07-15

How to Cite

Murano, M., Souza, M. A. de, & Diehl, C. A. (2008). Economic management in high school institutions: measurement of results by business unit. Revista Contemporânea De Contabilidade, 4(8), 43–66. https://doi.org/10.5007/%x

Issue

Section

Articles