Os efeitos da divulgação de impactos ambientais: um estudo de eventos em companhias petrolíferas <br>DOI:10.5007/2175-8069.2011v8n16p65

Autores/as

  • Kenia Genaro de Freitas Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Marcello Angotti Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2011v8n16p65

Resumen

Nos últimos anos a pressão exercida pela sociedade e pelo governo sobre as empresas que agridem o meio ambiente tem aumentado significativamente. Nesse contexto é possível afirmar que a responsabilidade pela fiscalização dessas empresas deixou de ser exclusiva dos órgãos especializados, passando a ser compartilhada por grande parte dos setores da sociedade, inclusive pela contabilidade. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar a reação do mercado de capitais, por meio da variação dos retornos das ações, frente à divulgação de vazamentos de petróleo causados por empresas do setor petrolífero. A pesquisa foi realizada a partir da metodologia de estudo de eventos. Tal metodologia possibilita a investigação dos impactos de eventos específicos no valor da empresa. A amostra selecionada perfaz trinta eventos de quatro empresas mundiais do setor petrolífero: Petrobrás, British Petroleum, Chevron e Shell. O período de análise englobou eventos ocorridos entre 2000 e 2010. Os resultados evidenciaram que o anúncio de acidentes ambientais gerou reações negativas nos preços e retornos das ações. As análises apontaram que os eventos ambientais possuem impacto no valor das empresas, no entanto foi constatado que a informação sobre um vazamento de óleo leva alguns dias para ter reflexo no preço das ações, divergindo dos apontamentos de outros trabalhos (TAKAMATSU, LAMOUNIER E COLAUTO, 2008; CAMARGOS E BARBOSA, 2003), que indicaram que o mercado reage prontamente aos eventos de natureza contábil.

Palavras-chaves: Impactos ambientais. Estudo de eventos. Contabilidade Ambiental.

Biografía del autor/a

Kenia Genaro de Freitas Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Aluna do 10º período de graduação em ciências contábeis

Marcello Angotti, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Professor Orientador UFMG

Publicado

2011-11-24

Cómo citar

Nogueira, K. G. de F., & Angotti, M. (2011). Os efeitos da divulgação de impactos ambientais: um estudo de eventos em companhias petrolíferas <br>DOI:10.5007/2175-8069.2011v8n16p65. Revista Contemporânea De Contabilidade, 8(16), 65–88. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2011v8n16p65

Número

Sección

Artigos