Fatores determinantes das intenções de empreender dos acadêmicos da área de negócios: um estudo sob o enfoque da teoria do comportamento planejado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e82652

Palavras-chave:

Empreendedorismo , Atitude , Controle Comportamental , Teoria do Comportamento Planejado

Resumo

O estudo teve por objetivo investigar as intenções empreendedoras dos acadêmicos da área de negócios de universidades federais brasileiras. Para a sua realização foi aplicado um questionário com os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia de Universidades Federais do Brasil que resultou em 423 respostas válidas. Para análise utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados mostram que a atitude e o controle comportamental percebido influenciam positivamente na intenção dos acadêmicos em se tornarem empreendedores. Já a norma subjetiva não influenciou na intenção empreendedora. A partir da subdivisão da amostra em dois grupos (fases iniciais x fases finais), verificou-se que para acadêmicos no início do curso a norma subjetiva influenciou positivamente nas intenções de se tornarem empreendedores. Entretanto, para aqueles no final do curso a relação não foi significativa. Esses achados contribuem para uma melhor compreensão da intenção de empreender dos acadêmicos da área de negócios, e sugere maior aprimoramento da educação empreendedora.

Biografia do Autor

Rafaela Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Ciências Contábeis (UFSC), Florianópolis/SC, Brasil

Januário José Monteiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (UFSC), Florianópolis/SC, Brasil

Daiane Antonini Bortoluzzi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (UFSC), Florianópolis/SC, Brasil

Rogério João Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-doutorado em Contabilidade pela Universidade de Valencia - Espanha

Professor no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (UFSC), Florianópolis/SC, Brasil

Referências

Ahmed, K., Alam, K., & Alam, M. (1997). An empirical study of factors affecting accounting students’ career choice in New Zealand. Accounting Education: An International Journal, 6(4), 325-35. https://doi.org/10.1080/096392897331398

Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational behavior and human decision processes, 50(2), 179-211. https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T

Alves, A. C., Gonçalo, L. M. B., Nunes, V. V. T., & Albuquerque, L. S. (2016). O perfil empreendedor do estudante do curso de ciências contábeis da UEPB. Polêm! Ca, 16(2), 017-039. https://doi.org/10.12957/polemica.2016.22843

Ambad, S. N. A., & Damit, D. H. D. A. (2016). Determinants of entrepreneurial intention among undergraduate students in Malaysia. Procedia Economics and Finance, 37, 108-114. https://doi.org/10.1016/S2212-5671(16)30100-9

Astuti, R. D., & Martdianty, F. (2012). Students’ entrepreneurial intentions by using theory of planned behavior: The case in Indonesia. The South East Asian Journal of Management, 6(2), 100–143. https://doi/org/10.21002/seam.v6i2.1317

Audretsch, D. B., Keilbach, M. C., & Lehmann, E. E. (2006). Entrepreneurship and economic growth. Oxford University Press.

Azevedo, R. F. L., & Sugahara, S. (2012). The factors influencing accounting students’ career intention to become an accounting professional in Brazil. International Journal of Arts and Commerce, 1(3), 1-18.

Baggio, A. F., & Baggio, D. K. (2014). Empreendedorismo: Conceitos e definições. Revista de empreendedorismo, inovação e tecnologia, 1(1), 25-38. https://doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v1n1p25-38

Baron, R. A., & Shane, S. A. (2007). Empreendedorismo: uma visão do processo. Cengage Learning.

Bedford, D. S., & Spekle, R. F. (2018). Constructs in survey-based management accounting and control research: An inventory from 1996 to 2015. Journal of Management Accounting Research, 30(2), 269e322. https://doi.org/10.2308/jmar-51994

Byrne, M., & Willis, P. (2005). Irish secondary students’ perceptions of the work of an accountant and the accounting profession. Accounting Education, Taylor and Francis Journals, 14(4), 367-381. https://doi.org/10.1080/06939280500346003

Byrne, M., Willis, P., & Burke, J. (2012). Influences on school leavers’ career decisions–Implications for the accounting profession. The International Journal of Management Education, 10(2), 101-111. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2012.03.005

Calvo-Mora, A., Navarro-García, A., Rey-Moreno, M., & Periañez-Cristobal, R. (2016). Excellence management practices, knowledge management and key business results in large organisations and SMEs: A multi-group analysis. European Management Journal, 34(6), 661-673. https://doi.org/10.1016/j.emj.2016.06.005

Crestani, J. D. S., Carvalho, C., & Carraro, W. B. W. H. (2019). Empreendedorismo na universidade: perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências Contábeis. Revista Expectativa, 18(1), 44-70.

Dillman, D. A., Smyth, J. D., & Christian, L. M. (2014). Internet, phone, mail, and mixed-mode surveys: The tailored design method. John Wiley & Sons.

Doanh, D. C., & Bernat, T. (2019). Entrepreneurial self-efficacy and intention among Vietnamese students: A meta-analytic path analysis based on the theory of planned behavior. Procedia Computer Science, 159, 2447-2460. https://doi.org/10.1016/j.procs.2019.09.420

Dunn, R., Hattie, J., & Bowles, T. (2018). Using the Theory of Planned Behavior to explore teachers’ intentions to engage in ongoing teacher professional learning. Studies in Educational Evaluation, 59, 288-294. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2018.10.001

Fishbein, M., & Ajzen, I. (1975). Belief, attitude, intention and behavior: An introduction to theory and research. Reading, MA: Addison-Wesley.

Gieure, C., del Mar Benavides-Espinosa, M., & Roig-Dobón, S. (2020). The entrepreneurial process: The link between intentions and behavior. Journal of Business Research. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.11.088

Gomez-Conde, J., Lunkes, R. J., & Rosa, F. S. (2019). Environmental innovation practices and operational performance. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 32(5), 1325-1357. https://doi.org/10.1108/AAAJ-01-2018-3327

Gul, F., Andrew, B., Leong, S., & Ismail, Z. (1989). Factors influencing choice of discipline of study – accountancy, engineering, law and medicine. Accounting and Finance, 29(2), 98-101. https://doi.org/10.1111/j.1467-629X.1989.tb00105.x

Fayolle, A., & Liñán, F. (2014). The future of research on entrepreneurial intentions. Journal of business research, 67(5), 663-666. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2013.11.024

Hair Jr, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C., & Sarstedt, M. (2016). A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Sage publications.

Hoppe, A., De Barcellos, M. D., Vieira, L. M., & De Matos, C. A. (2012). Comportamento do consumidor de produtos orgânicos: uma aplicação da teoria do comportamento planejado. Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, 9(2), 174-188. https://doi.org/10.4013/base.2012.92.06

Iwu, C. G., Opute, P. A., Nchu, R., Eresia-Eke, C., Tengeh, R. K., Jaiyeoba, O., & Aliyu, O. A. (2019). Entrepreneurship education, curriculum and lecturer-competency as antecedents of student entrepreneurial intention. The International Journal of Management Education, 100295. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2019.03.007

Jena, R. K. (2020). Measuring the impact of business management Student's attitude towards entrepreneurship education on entrepreneurial intention: A case study. Computers in Human Behavior, 107, 106275. https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106275

Jiang, K., Ling, F., Feng, Z., Wang, K., & Shao, C. (2017). Why do drivers continue driving while fatigued? An application of the theory of planned behaviour. Transportation Research Part A: Policy and Practice, 98, 141-149. https://doi.org/10.1016/j.tra.2017.02.003

Judge, M., Warren-Myers, G., & Paladino, A. (2019). Using the theory of planned behaviour to predict intentions to purchase sustainable housing. Journal of cleaner production, 215, 259-267. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.01.029

Karakaya, F., Quigley, C., & Bingham, F. (2011). A cross-national investigation of student intentions to pursue a sales career. Journal of Marketing Education, 33(1), 18-27. https://doi.org/10.1177/0273475310389151

Kim, K., Reicks, M., & Sjoberg, S. (2003). Applying the theory of planned behavior to predict dairy product consumption by older adults. Journal of Nutrition Education and Behavior, 35(6), 294-301. https://doi.org/10.1016/S1499-4046(06)60343-6

Küttim, M., Kallaste, M., Venesaar, U., & Kiis, A. (2014). Entrepreneurship education at university level and students’ entrepreneurial intentions. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 110, 658-668. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.12.910

Landström, H., & Harirchi, G. (2018). The social structure of entrepreneurship as a scientific field. Research Policy, 47(3), 650-662. https://doi.org/10.1016/j.respol.2018.01.013

Mailoor, D. J., Pangemanan, S., & Pandowo, M. (2014). Entrepreneurhip Proclivity: An Explanatory Study on Students Entrepreneurial Intentions By Using Theory Of Planned Behaviour. Jurnal EMBA: Jurnal Riset Ekonomi, Manajemen, Bisnis dan Akuntansi, 2(1). https://doi.org/10.35794/emba.v2i1.3830

Mbawuni, J., & Nimako, G. (2015). Modelling Job-related and Personality Predictors of Intention to Pursue Accounting Careers among Undergraduate Students in Ghana. World Journal of Education, 5(1), 65-81.

Mendes Filho, L., de Oliveira Batista, J., Cacho, A. D. N. B., & Soares, A. L. V. (2017). Aplicativos Móveis e Turismo: Um Estudo Quantitativo Aplicando a Teoria do Comportamento Planejado. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 9(2), 179-199. https://doi.org/10.18226/21789061.v9i2p179

Miranda, F. J., Chamorro-Mera, A., & Rubio, S. (2017). Academic entrepreneurship in Spanish universities: An analysis of the determinants of entrepreneurial intention. European Research on Management and Business Economics, 23(2), 113-122. https://doi.org/10.1016/j.iedeen.2017.01.001

Palat, B., & Delhomme, P. (2012). What factors can predict why drivers go through yellow traffic lights? An approach based on an extended theory of planned behavior. Safety Science, 50(3), 408-417. https://doi.org/10.1016/j.ssci.2011.09.020

Paolillo, J., & Estes, R. (1982). An empirical analysis of career choice factors among accountants, attorneys, engineers, and physicians. The Accounting Review, 57(4), 785-793.

Pawlak, R., Malinauskas, B., & Rivera, D. (2009). Predicting intentions to eat a healthful diet by college baseball players: applying the theory of planned behavior. Journal of nutrition education and behavior, 41(5), 334-339. https://doi.org/10.1016/j.jneb.2008.09.008

Rocha, A. (2012). Educação para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes do ensino secundário. Dissertação de Mestrado, Universidade Beira Interior, Covilhã, Portugal.

Santos, E. A., & Almeida, L. B (2018). To pursue a career in accounting or not: a study based on the Theory of Planned Behavior. Revista Contabilidade & Finanças, 29(76), 114-128. https://doi.org/10.1590/1808-057x201804890

Santos, E. A., Moura, I. V., & Almeida, L. B. (2018). Intenção dos Alunos em seguir carreira na área de Contabilidade sob a Perspectiva da Teoria do Comportamento Planejado. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 12(1), 63-78. https://doi.org/10.17524/repec.v12i1.1635

Santos, E. A., Xavier, G. L., Silva M. C. A., & Santos, L. M. R. (2021). Traços de personalidade e variáveis do comportamento planejado do indivíduo: um estudo de seus efeitos nas intenções empreendedoras. Revista Ambiente Contábil, 13(1), 343-358. https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1ID23650

Secundo, G., Rippa, P., & Cerchione, R. (2020). Digital Academic Entrepreneurship: A structured literature review and avenue for a research agenda. Technological Forecasting and Social Change, 157, 120118. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120118

Sousa, A. M. R., Neto, A. R., & Fontenele, R. E. S. (2013). Determinantes da intenção da escolha do ensino superior privado: uma perspectiva da teoria do comportamento planejado. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 12(3), 367-378. https://doi.org/10.5329/RECADM.2013024

Talbot, A. L., Dorrian, J., & Chapman, J. (2015). Using the Theory of Planned Behaviour to examine enrolled nursing students' intention to care for patients with alcohol dependence: A survey study. Nurse education today, 35(11), 1054-1061. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.05.017

Tan, L. M., & Laswad, F. (2006). Students beliefs, attitudes and intentions to major in accounting. Accounting Education: An International Journal, 15(2), 167-187. https://doi.org/10.1080/09639280600787194

Tsordia, C., & Papadimitriou, D. (2015). The role of theory of planned behavior on entrepreneurial intention of Greek business students. International Journal of Synergy and Research, 4(1).

Tung, D. T., Hung, N. T., Phuong, N. T. C., Loan, N. T. T., & Chong, S. C. (2020). Enterprise development from students: The case of universities in Vietnam and the Philippines. The International Journal of Management Education, 18(1), 100333. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2019.100333

Yurtkoru, E. S., Kuşcu, Z. K., & Doğanay, A. (2014). Exploring the antecedents of entrepreneurial intention on Turkish university students. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 150, 841-850. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.09.093

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Sousa, R., Monteiro, J. J., Bortoluzzi, D. A. ., & Lunkes, R. J. (2022). Fatores determinantes das intenções de empreender dos acadêmicos da área de negócios: um estudo sob o enfoque da teoria do comportamento planejado. Revista Contemporânea De Contabilidade, 19(53), 43–57. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e82652

Edição

Seção

Artigos