Uma contribuição à avaliação dos periódicos científicos por meio do Balanced Scorecard: ilustração da avaliação e operacionalização da gestão estratégica na RCC
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2011v8n15p87Resumo
O presente estudo tem por objetivo propor a transformação da ação estratégica da Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC) em objetivos operacionais, com base na abordagem do Balanced Scorecard (BSC). Trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva. Para a coleta de dados, utilizaram-se fontes secundárias disponibilizadas pela revista estudada. Para construção do referencial teórico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nos periódicos internacionais disponibilizados no portal da Capes. A partir deste estudo, foi possível identificar os principais critérios usados para a avaliação dessas publicações. Os resultados apontaram para a proficuidade da proposta que conseguiu identificar 13 objetivos distribuídos em três perspectivas: Sociedade, Processos Internos, e Aprendizagem e Crescimento. A construção do painel estratégico proporcionou a geração dos indicadores de desempenho para mensurar os objetivos estratégicos onde foram expostas as ações e iniciativas com intuito de operacionalizar a estratégia e corroborar com a gestão da RCC na operacionalização da Gestão Estratégica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY NC ND. Esta licença permite acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que com a citação da fonte, atribuindo os devidos créditos de autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.