Potenciais modelos de negócios disruptivos no mercado contábil: estudo de caso com empresas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e77767

Resumo

Visando a sustentabilidade e competitividade no mercado, empresas contábeis buscam compreender as transformações geradas pelas novas tecnologias digitais, que estão impactando a profissão contábil e inovando diferentes elementos dos negócios. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo descrever as características de potenciais modelos de negócios disruptivos existentes no mercado contábil brasileiro, por meio de um estudo de caso único e integrado com seis empresas inovadoras atuantes em diferentes áreas da contabilidade. Apesar da emersão de novos modelos de negócios serem um alerta para as mudanças no cenário contábil empresarial, os resultados evidenciaram que os modelos tradicionais ainda estão sendo pouco perturbados pelos modelos inovadores, em especial por se concentrarem em uma fatia específica do mercado, não explorada costumeiramente pelos modelos tradicionais. Os resultados evidenciaram a influência de novos recursos tecnológicos apoiando atividades e processos contábeis; e o conhecimento contábil como recurso essencial para ambos os modelos de negócio.

Biografia do Autor

Giovana Sordi Schiavi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Administração (UFRGS)

Professora Substituta do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Ciências Econômicas (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil

Ariel Behr, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Administração (UFRGS)

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Ciências Econômicas (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil

Gwendole Ramos Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Administração (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil

Referências

Almeida, J. E. F. (2020). Revolução tecnológica no mundo dos negócios e algumas oportunidades e desafios na área contábil. Revista de Contabilidade e Organizações, 14, e165516. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2020.165516

Baden-Fuller, C., & Morgan, M. S. (2010). Business models as models. Long Range Planning, 43(2-3), 156-171. doi: https://doi.org/10.1016/j.lrp.2010.02.005

Baron, J. (2016). Disruptive trends accelerating for the accounting profession. Thomson Reuters.

Basova, A. (2017). Accounting-analytical model of innovation-active business entities. Advances in Economics, Business and Management Research, 38, 40-46. doi: https://doi.org/10.2991/ttiess-17.2017.7

Bower, J. L., & Christensen, C. M. (1995). Disruptive technologies: Catching the wave. Harvard Business Review, 73(1), 43-53.

Bygren, K. (2016). The digitalization impact on accounting firms business models. Thesis (Master of Science) - School of Industrial Engineering and Management, Kungliga Tekniska Högskolan, Stockholm, Sweden. Recovered from https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:939040/FULLTEXT01.pdf

Chang, X., Hilary, G., Kang, J. K., & Zhang, W. (2013). Does accounting conservatism impede corporate innovation?. INSEAD Working Paper Series, 35, 01-46.

Chartered Accountants. (2015). Disruptive technologies risks, opportunities - can new zealand make the most of them?. Chartered Accountants Australia and New Zealand.

Chesbrough, H., & Rosenbloom, R. S. (2002). The role of the business model in capturing value from innovation: evidence from Xerox Corporation's technology spin-off companies. Industrial and Corporate Change, 11(3), 529-555. doi: https://doi.org/10.1093/icc/11.3.529

Chiu, V., Liu, Q., Muehlmann, B., & Baldwin, A. A. (2019). A bibliometric analysis of accounting information systems journals and their emerging technologies contributions. International Journal of Accounting Information Systems, 32, 24-43. doi: https://doi.org/10.1016/j.accinf.2018.11.003

Christensen, C. M., & Raynor, M. (2003). The innovator's solution: creating and sustaining successful growth. Cambridge: Harvard Business School Press.

Cokins, G., & Angel, S. (2017). The Disruptive Impact of the Digital Revolution on Accounting. Crunchbase - Icrunchdata.

Dantas, I. C., de Araújo, J. G., da Silva, L. V. B., & Lagioia, U. C. T. (2018). Práticas gerenciais e inovação: um estudo em empresas do porto digital do Recife (PE). Revista Contemporânea de Contabilidade, 15(35), 48-68. https://doi.org/10.1590/S1413-73722003000100017

De Paula, L. P. D., Danjour, M. F., Medeiros, B. C., & Añez, M. E. M. (2015). Inovações em processos de tecnologia: Um estudo de caso em uma empresa de contabilidade da cidade do Natal/RN. Holos, 6, 196-209. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-73722003000100017

Dimitriu, O., & Matei, M. (2015). Cloud accounting: a new business model in a challenging context. Procedia Economics and Finance, 32, 665-671. doi: https://doi.org/10.1016/S2212-5671(15)01447-1

Flick, U. (2009a). Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Flick, U. (2009b). Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Frey, C. B., & Osborne, M. A. (2017). The future of employment: How susceptible are jobs to computerisation?. Technological Forecasting and Social Change, 114, 254-280. doi: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2016.08.019

Gelinas Jr, U. J., & Gogan, J. L. (2006). Accountants and emerging technologies: A case study at the United States Department of the Treasury Bureau of Engraving and Printing. Journal of Information Systems, 20(2), 93-116. doi: https://doi.org/10.2308/jis.2006.20.2.93

Guthrie, J., & Parker, L. D. (2016). Whither the accounting profession, accountants and accounting researchers? Commentary and projections. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 29(1), 02-10. doi: https://doi.org/10.1108/AAAJ-10-2015-2263

Hwang, J., & Christensen, C. M. (2008). Disruptive innovation in health care delivery: a framework for business-model innovation. Health Affairs, 27(5), 1329-1335. doi: https://doi.org/10.1377/hlthaff.27.5.1329

Hood, T. (2017). The Future-Ready CFO: Chief Future Officer. Business Learning Institute.

Knudsen, D. R. (2020). Elusive boundaries, power relations, and knowledge production: A systematic review of the literature on digitalization in accounting. International Journal of Accounting Information Systems, 36, 1-22. doi: https://doi.org/10.1016/j.accinf.2019.100441

Markides, C. (2006). Disruptive innovation: in need of better theory. Journal of Product Innovation Management, 23(1), 19-25. doi:10.1111/j.1540-5885.2005.00177.x

Metallo, C., Agrifoglio, R., Schiavone, F., & Mueller, J. (2018). Understanding business model in the Internet of Things industry. Technological Forecasting and Social Change, 136, 298-306. doi: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2018.01.020

Mitchell, D. W., & Coles, C. B. (2004). Business model innovation breakthrough moves. Journal of Business Strategy, 25(1), 16-26. doi: https://doi.org/10.1108/02756660410515976

Moore, G. (2004). Darwin and the demon: innovating within established enterprises. Harvard Business Review, 82(7-8), 86-93.

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2011). Business model generation – Inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books.

Pan, G., & Seow, P. S. (2016). Preparing accounting graduates for digital revolution: a critical review of information technology competencies and skills development. Journal of Education for Business, 91(3), 166-175. doi: https://doi.org/10.1080/08832323.2016.1145622

Ransbotham, S., & Kiron, D. (2017). Analytics as a source of business innovation: the increased ability to innovate is producing a surge of benefits across industries. MIT Sloan Management Review, 58(3).

Remane, G., Hanelt, A., Nickerson, R. C., & Kolbe, L. M. (2017). Discovering digital business models in traditional industries. Journal of Business Strategy, 38(2), 41-51. doi: https://doi.org/10.1108/JBS-10-2016-0127

Scarpin, M. R. S., Mondini, L. C., Neumann, M., & Machado, D. D. N. (2011). Desenvolvimento de um ambiente propício para inovação no setor de serviços: uma análise em empresas de serviços contábeis do vale do Itajaí-SC. Revista de Contabilidade e Organizações, 5(13), 91-108. doi: https://doi.org/10.11606/rco.v5i13.34806

Schiavi, G. S., Behr, A., & Marcolin, C. B. (2019). Conceptualizing and qualifying disruptive business models. RAUSP Management Journal, 54(3), 269-286. doi: https://doi.org/10.1108/RAUSP-09-2018-0075

Schreier, M. (2013). Qualitative content analysis. In U. Flick (Ed.), The SAGE handbook of qualitative data analysis. London: Sage, 170-183.

Schumpeter, J. (1934). Theory of economic development. Cambridge: Harvard University Press.

Sebastian, I., Ross, J., Beath, C., Mocker, M., Moloney, K., & Fonstad, N. (2017). How Big Old Companies Navigate Digital Transformation. MIS Quarterly Executive, 16(3), 197-213.

Wu, X., Ma, R., & Shi, Y. (2010). How do latecomer firms capture value from disruptive technologies? A secondary business-model innovation perspective. IEEE Transactions on Engineering Management, v. 57, 51-62. doi: https://doi.org/10.1109/TEM.2009.2033045

Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman.

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Schiavi, G. S. ., Behr, A., & Duarte, G. R. . (2021). Potenciais modelos de negócios disruptivos no mercado contábil: estudo de caso com empresas brasileiras. Revista Contemporânea De Contabilidade, 18(48), 105–123. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e77767

Edição

Seção

Artigos