Análise da estrutura do mercado brasileiro de caminhões, 1990-2010

Autores

  • Alberes Souza Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Jader Fernandes Cirino Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2013v16n2p11

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a estrutura de mercado da indústria brasileira de caminhões no período de 1990 a 2010, dado que este setor mostra-se de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do país ao promover a integração dos demais setores e/ou regiões em toda estrutura produtiva e de distribuição. O referencial teórico utilizado para a análise baseou-se na abordagem da Organização Industrial sob o Paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho, buscando-se investigar os principais elementos que caracterizam a estrutura de mercado, dentre eles: a parcela de mercado, a taxa de concentração e o índice sumário de Herfindahl-Hirschman. Os dados para a análise foram obtidos através de publicações da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Automóveis). A análise permitiu a conclusão de que o mercado estudado se encontra fortemente oligopolizado, além de apresentar barreiras à entrada de novas firmas.

Biografia do Autor

Alberes Souza Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestrando em Economia Aplicada pela mesma instituição no Departamento de Economia Rural.

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Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos