Relação entre a desigualdade e educação no Brasil: uma tentativa de dados em painel(1995-2009)

Autores

  • Maria Iná de Abreu Souza Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Fernando Henrique Taques Pontífica Universidade Católica - SP, Faculdades Metropolitanas Unidas, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP
  • Jailson da Conceição de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Douglas Alcântara Alencar Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual Paulista- Araraquara, Faculdade Metropolitanas Unidas.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2013v16n2p111

Resumo

A literatura que versa sobre capital humano argumenta que a educação possui um efeito positivo na produtividade do fator trabalho, o que resulta em aumento no nível de salários. Com efeito, coeteris paribus, o aumento da escolaridade reflete no aumento do produto e pode contribuir na redução na desigualdade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar se há uma relação inversa entre a desigualdade de renda e educação para as Unidades Federativas do Brasil no período de 1995 e 2009. Para tanto, parte da metodologia econométrica de dados de painel com indicadores de desigualdade de renda e educação, além da renda domiciliar per capita. Os resultados obtidos vão no mesmo sentido que diversas evidências sobre o tema ao indicarem que as variáveis renda e educação são inversamente correlacionadas com a desigualdade de renda, sendo os resultados estatisticamente significantes. 

Biografia do Autor

Maria Iná de Abreu Souza, Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduada em Ciências Econômicas pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Fernando Henrique Taques, Pontífica Universidade Católica - SP, Faculdades Metropolitanas Unidas, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP

Mestre em Economia pelo PEPEP-PUC/SP e Professor das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/SP).

Jailson da Conceição de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia pelo PPGE/UFPB.

Douglas Alcântara Alencar, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual Paulista- Araraquara, Faculdade Metropolitanas Unidas.

Doutorando em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR)/UFMG, pesquisador Associado do Departamento de Economia – UNESP Araraquara e Professor das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Downloads

Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos