Relação entre a desigualdade e educação no Brasil: uma tentativa de dados em painel(1995-2009)

Autores/as

  • Maria Iná de Abreu Souza Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Fernando Henrique Taques Pontífica Universidade Católica - SP, Faculdades Metropolitanas Unidas, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP
  • Jailson da Conceição de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Douglas Alcântara Alencar Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual Paulista- Araraquara, Faculdade Metropolitanas Unidas.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2013v16n2p111

Resumen

A literatura que versa sobre capital humano argumenta que a educação possui um efeito positivo na produtividade do fator trabalho, o que resulta em aumento no nível de salários. Com efeito, coeteris paribus, o aumento da escolaridade reflete no aumento do produto e pode contribuir na redução na desigualdade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar se há uma relação inversa entre a desigualdade de renda e educação para as Unidades Federativas do Brasil no período de 1995 e 2009. Para tanto, parte da metodologia econométrica de dados de painel com indicadores de desigualdade de renda e educação, além da renda domiciliar per capita. Os resultados obtidos vão no mesmo sentido que diversas evidências sobre o tema ao indicarem que as variáveis renda e educação são inversamente correlacionadas com a desigualdade de renda, sendo os resultados estatisticamente significantes. 

Biografía del autor/a

Maria Iná de Abreu Souza, Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduada em Ciências Econômicas pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Fernando Henrique Taques, Pontífica Universidade Católica - SP, Faculdades Metropolitanas Unidas, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP

Mestre em Economia pelo PEPEP-PUC/SP e Professor das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/SP).

Jailson da Conceição de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia pelo PPGE/UFPB.

Douglas Alcântara Alencar, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual Paulista- Araraquara, Faculdade Metropolitanas Unidas.

Doutorando em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR)/UFMG, pesquisador Associado do Departamento de Economia – UNESP Araraquara e Professor das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Publicado

2013-12-01

Número

Sección

Artigos