Teorias de Investimento: Uma leitura preliminar, a partir dos Pós Keynesianos e Kaleckianos

Autores

  • Jonilson Figueredo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Suzete Câmara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2014v17n1p89

Resumo

Refletindo a importância do investimento no debate macroeconômico, o presente ensaio propõe uma análise preliminar dos determinantes das decisões de investimento privado em duas vertentes da heterodoxia: os pós-keynesianos e os kaleckianos. Utilizando uma metodologia estritamente bibliográfica, e sob a justificativa da demanda pelo debate do tema nos espaços acadêmico e político-econômico, questiona: há diferenças significativas, do ponto de vista teórico, entre os dois modelos? Mesmo sendo orientados pelo Princípio da Demanda Efetiva, espera-se observar particularidades entre as escolas. Assim, a partir das reflexões, aferiu-se que as diferentes visões acerca da dinâmica das decisões de investimento – mesmo inseridas em um mesmo programa de pesquisa, o pós-clássico – denotam a complexidade dessa variável.

Biografia do Autor

Jonilson Figueredo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Economia (PPEGO/UFRN)

Suzete Câmara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Edição

Seção

Artigos