Teorias de Investimento: Uma leitura preliminar, a partir dos Pós Keynesianos e Kaleckianos

Autores/as

  • Jonilson Figueredo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Suzete Câmara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2014v17n1p89

Resumen

Refletindo a importância do investimento no debate macroeconômico, o presente ensaio propõe uma análise preliminar dos determinantes das decisões de investimento privado em duas vertentes da heterodoxia: os pós-keynesianos e os kaleckianos. Utilizando uma metodologia estritamente bibliográfica, e sob a justificativa da demanda pelo debate do tema nos espaços acadêmico e político-econômico, questiona: há diferenças significativas, do ponto de vista teórico, entre os dois modelos? Mesmo sendo orientados pelo Princípio da Demanda Efetiva, espera-se observar particularidades entre as escolas. Assim, a partir das reflexões, aferiu-se que as diferentes visões acerca da dinâmica das decisões de investimento – mesmo inseridas em um mesmo programa de pesquisa, o pós-clássico – denotam a complexidade dessa variável.

Biografía del autor/a

Jonilson Figueredo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Economia (PPEGO/UFRN)

Suzete Câmara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2014-01-01

Número

Sección

Artigos