Teste de perda crítica para delimitação do mercado relevante: aplicação no mercado de automóveis

Autores

  • Jônatas Henrique Souza dos Santos Universidade Federal de São Carlos
  • Mariusa Momenti Pitelli Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2015v18n1p60

Resumo

A definição de mercado relevante é importante para a análise de atos de concentração no âmbito da defesa de concorrência, seguindo o exercício do Teste do Monopolista Hipotético (TMH). Para implementar o TMH, o Teste de Perda Crítica é utilizado para mensurar o mercado relevante. Assim, o presente estudo tem como objetivo aplicar para o mercado brasileiro de automóveis o Teste de Perda Crítica, especificamente para os modelos Uno, Gol e Celta no subsegmento Veículos de Entrada. Observou-se que, de forma geral, a delimitação do mercado relevante nas simulações realizadas fica dependente da margem considerada. Nota-se nas simulações, considerando as margens de referência, que o modelo Gol 1.0 é forte candidato em estar no mesmo mercado relevante que o Celta 1.0 e o Uno 1.0.

Biografia do Autor

Jônatas Henrique Souza dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Mariusa Momenti Pitelli, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado e Doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professora Adjunta da Universidade Federal de
São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos