Teste de perda crítica para delimitação do mercado relevante: aplicação no mercado de automóveis
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8085.2015v18n1p60Resumo
A definição de mercado relevante é importante para a análise de atos de concentração no âmbito da defesa de concorrência, seguindo o exercício do Teste do Monopolista Hipotético (TMH). Para implementar o TMH, o Teste de Perda Crítica é utilizado para mensurar o mercado relevante. Assim, o presente estudo tem como objetivo aplicar para o mercado brasileiro de automóveis o Teste de Perda Crítica, especificamente para os modelos Uno, Gol e Celta no subsegmento Veículos de Entrada. Observou-se que, de forma geral, a delimitação do mercado relevante nas simulações realizadas fica dependente da margem considerada. Nota-se nas simulações, considerando as margens de referência, que o modelo Gol 1.0 é forte candidato em estar no mesmo mercado relevante que o Celta 1.0 e o Uno 1.0.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Esta licença permite acessar, baixar (download), compartilhar o conteúdo dos artigos desde que citada a fonte, atribuindo os devidos créditos de autoria.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.