Teste de perda crítica para delimitação do mercado relevante: aplicação no mercado de automóveis

Autores/as

  • Jônatas Henrique Souza dos Santos Universidade Federal de São Carlos
  • Mariusa Momenti Pitelli Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2015v18n1p60

Resumen

A definição de mercado relevante é importante para a análise de atos de concentração no âmbito da defesa de concorrência, seguindo o exercício do Teste do Monopolista Hipotético (TMH). Para implementar o TMH, o Teste de Perda Crítica é utilizado para mensurar o mercado relevante. Assim, o presente estudo tem como objetivo aplicar para o mercado brasileiro de automóveis o Teste de Perda Crítica, especificamente para os modelos Uno, Gol e Celta no subsegmento Veículos de Entrada. Observou-se que, de forma geral, a delimitação do mercado relevante nas simulações realizadas fica dependente da margem considerada. Nota-se nas simulações, considerando as margens de referência, que o modelo Gol 1.0 é forte candidato em estar no mesmo mercado relevante que o Celta 1.0 e o Uno 1.0.

Biografía del autor/a

Jônatas Henrique Souza dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Mariusa Momenti Pitelli, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado e Doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professora Adjunta da Universidade Federal de
São Carlos (UFSCar).

Publicado

2015-06-01

Número

Sección

Artigos