O big business bias e os desafios para a indústria brasileira

Fernanda Cimini Salles

Resumo


O artigo investiga a presença de mecanismos de favorecimento a grandes negócios (big business bias) e seu impacto no ambiente de negócios no Brasil. A partir da análise de instituições-chave na indústria brasileira, a saber, acesso à crédito, sistema de inovação e relações interfirmas, observa-se que a presença e forma de atuação de grupos econômicos não somente tornam a coordenação da atividade produtiva hierarquizada e assimétrica, como também ativam barreiras de entrada para criação de novas riquezas. O artigo conclui que os entraves para uma maior dinamização da indústria brasileira tem raízes em dinâmicas institucionais complexas, silenciadas no debate público.

Palavras-chave


Grupos econômicos; Capitalismo hierárquico; Indústria brasileira

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8085.2017v20n2p1

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Revista Textos de Economia. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN: 2175-8085 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
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