O big business bias e os desafios para a indústria brasileira

Autores

  • Fernanda Cimini Salles Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2017v20n2p1

Resumo

O artigo investiga a presença de mecanismos de favorecimento a grandes negócios (big business bias) e seu impacto no ambiente de negócios no Brasil. A partir da análise de instituições-chave na indústria brasileira, a saber, acesso à crédito, sistema de inovação e relações interfirmas, observa-se que a presença e forma de atuação de grupos econômicos não somente tornam a coordenação da atividade produtiva hierarquizada e assimétrica, como também ativam barreiras de entrada para criação de novas riquezas. O artigo conclui que os entraves para uma maior dinamização da indústria brasileira tem raízes em dinâmicas institucionais complexas, silenciadas no debate público.

Downloads

Publicado

2018-01-10

Edição

Seção

Artigos