Capitalismo em regiões atrasadas: Agência Central de Inteligência, Departamento de Estado e Empresa Multinacional derrubam o governo de Arbens na Guatemala (1950-1954)

Autores

  • Waldir José Rampinelli

Resumo

O artigo analisa a Revolução de Outubro (1944-1954) na Guatemala que pôs fim ao Estado Liberal Oligárquico, assim como a estratégia reformista de implantação do capitalismo no país. No entanto, o governo do coronel Jacobo Arbenz Gúzman, eleito democraticamente, encontra o poder e a força da United Fruit Company – apoiada pela Agência Central de Inteligência e pelo Departamento de Estado de Washington –, que se opõe a qualquer tipo de reforma. O resultado do conflito é a queda de um governo democrático-burguês, a manutenção da economia do país dentro do padrão primário-exportador e o início de um movimento guerrilheiro que vai durar cerca de cinco décadas, com aproximadamente 220 mortos.

Biografia do Autor

Waldir José Rampinelli

Possui graduação em Letras pela PUCPR (1971), graduação em Filosofia pela UFPR (1973), graduação em Direito pela UNIVALI (1983), mestrado em Estudos Latino-americanos - História - pela UNAM (1991) e doutorado em Ciências Sociais-Política pela PUCSP (2002). Professor no Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação em História da UFSC. Coordenador da Coleção Relações Internacionais e Estado Nacional (RIEN) da Editora da UFSC, que está em seu terceiro livro publicado. Tem experiência na área de História e Ciência Política, com ênfase em História Contemporânea da América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil e suas relações externas com os países da América Latina; História do México e a Revolução Mexicana; Brasil e suas relações com Portugal (Colonialismo e Revolução dos Cravos).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos