Avaliação de Programas de Ensino Médio Integral em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8085.2023.e94773Palavras-chave:
Ensino Médio Integral, ENEM, Escore de Propensão, Regressão SURResumo
Este trabalho pretende avaliar o impacto de dois programas de ensino médio integral, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI), comparando o desempenho de estudantes de turmas integrais com aqueles que não frequentaram turmas de ensino integral. O estudo utilizou dados da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019, que contém as notas e as informações socioeconômicas de cada candidato. A base de dados foi selecionada utilizando um pareamento por escore de propensão generalizado para que seja possível comparar alunos “comparáveis”. Além disso, realizamos a estimação por Seemingly Unrelated Regressions – Regressão SUR – para lidar com a dependência entre as equações do sistema. De modo geral, as evidências sobre a diferença no desempenho entre estudantes de ensino integral e ensino parcial são fracas. Para cada programa de ensino integral, o impacto encontrado foi estatisticamente significativo em apenas uma equação do total de cinco, apresentando um impacto positivo em favor do ensino integral.
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