Desigualdade, pobreza e crescimento: uma análise comparativa entre Mato Grosso e Santa Catarina

Autores

  • Dirceu Grasel UFMT - Cuiabá - MT
  • Edmar Augusto Vieira Prefeitura municipal - Viçosa - MG
  • Marcela Pereira Mendes FIC - Cuiabá - MT
  • Regiane Berchieli Banco do estado de Mato Grosso -MT

Resumo

O propósito deste estudo é tentar compreender por que e até que ponto as diferenças nas estruturas produtivas e sociais de Mato Grosso e Santa Catarina determinam situações mais ou menos favoráveis quanto ao impacto do crescimento econômico na redução da pobreza e da desigualdade social. Como ferramenta de análise utilizou-se os índices de desigualdade de Gini e de Theil, sendo que no estudo da relação entre taxa de pobreza e renda per capita foi empregado um modelo de regressão linear por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). A elasticidade-renda da pobreza possibilitou a comparação da eficiência do crescimento econômico entre os Estados. Os principais resultados são de que o impacto do crescimento econômico na redução da pobreza é maior em Santa Catarina e que a baixa eficiência relativa do crescimento econômico em Mato Grosso suscita a discussão de abordagens complementares e requer algum tipo de compensação adicional em termos de investimento social.

Biografia do Autor

Dirceu Grasel, UFMT - Cuiabá - MT

Possui graduação em Ciências Econômicas pela UFSC (1989), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (1999). Atualmente é professor associado I do Departamento de Economia da UFMT. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Competitividade, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, políticas públicas, inflação, plano real e investimento em capital fixo.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Edmar Augusto Vieira, Prefeitura municipal - Viçosa - MG

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e Especialização em Economia Agroindustrial pela UFMT (2006). Atualmente é Gestor Governamental - Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (MT).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marcela Pereira Mendes, FIC - Cuiabá - MT

Graduada em economia pela UFMT (2006), no momento sou aluna do programa de Pós graduação em Agronegócios e Desenvolvimento Regional da Faculdade de Economia da UFMT. Atualmente sou diretora da APG-UFMT (Associação de Pos Graduação da UFMT. Possuo experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuo em projetos de pesquisa, com ênfase nas áreas de Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Local, atuando principalmente no seguinte tema: desenvolvimento regional rural.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Regiane Berchieli, Banco do estado de Mato Grosso -MT

É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997). Atualmente é mestranda em Agronegócios e Desenvolvimento Regional/UFMT e Gestora Governamental do Estado de Mato Grosso.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-25

Edição

Seção

Artigos