Identificação e avaliação das ações institucionais e políticas públicas com foco nas demandas do Arranjo Produtivo Local (APL) de bonés de Apucarana no Estado do Paraná

Autores

  • Antonio Carlos de Campos Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Rafaella Stradiotto Vignandi Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2010v13n1p46

Resumo

O objetivo do estudo é evidenciar as demandas apresentadas pelos empresários do setor de bonés de Apucarana, bem como identificar e avaliar as ações institucionais e políticas públicas, visando às necessidades apontadas no relatório do IPARDES em 2006. Os dados utilizados são da RAIS/MTE e da Secretaria Estadual da Fazenda. Uma metodologia aplicada foi o cálculo do QL. Os resultados evidenciaram uma evolução satisfatória das demandas identificadas, com alto grau de interação entre os Governos, as instituições e o empresariado local, permitindo que as demandas fossem parcialmente supridas. Os números de estabelecimentos e empregos formais aumentaram nos primeiros anos analisados, mas posteriormente o APL sentiu os efeitos da crise financeira internacional. Por meio do QL revelou-se que o arranjo mantém-se especializado, evidenciando os efeitos positivos ao desenvolvimento setorial-regional.

Biografia do Autor

Antonio Carlos de Campos, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (1992), Especialização em Estatística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1996), Mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1998) e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Inovação, Revisor de periódico da Textos de Economia, Revisor de periódico da A Economia em Revista e Revisor de periódico da Revista de Economia (Curitiba).

Mais informações no Currículo Lattes.

Rafaella Stradiotto Vignandi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010).

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2011-08-25

Edição

Seção

Artigos