Diretrizes para a análise da conjuntura contemporânea: uma agenda de investigação

Autores

  • Theotônio dos Santos UFF - Rio de Janeiro - RJ
  • Carlos Eduardo Martins Pesquisador da REGGEN e LPP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo principal deste artigo é apresentar uma agenda de investigação para a análise da conjuntura contemporânea, tendo como fundamento teórico-metodológico as tendências seculares e os ciclos de longa duração, com suas distintas fases. Nesse sentido, é feita tanto uma sucinta descrição dos grandes processos sistêmicos da conjuntura contemporânea, quanto uma listagem dos principais indicadores (inclusive macroeconômicos) da conjuntura. Na seção final, alguns resultados da agenda de pesquisa são igualmente apresentados.

Biografia do Autor

Theotônio dos Santos, UFF - Rio de Janeiro - RJ

Possui graduação em Sociologia e Política e Administração Pública pela UFMG (1961) , mestrado em Ciência Política pela UNB (1964) , doutorado em Economia Por Notório Saber pela UFMG (1985) e doutorado em Economia Por Notório Saber pela UFF (1995) . Atualmente é professor titular da UFF, Coordenador de Cátedra da Unesco e Membro de corpo editorial da Monitor Mercantil. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Economia Internacional.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Carlos Eduardo Martins, Pesquisador da REGGEN e LPP

Possui graduação em Sociologia e Política pela PUC-RJ (1990), mestrado em Administração pela FGV - RJ (1996) e doutorado em Sociologia pela USP (2003). Atualmente é Professor-Colaborador do Departamento de Ciência Política da UFF, pesquisador da Cátedra e Rede Unesco/UNU em Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN), da CLACSO no Projeto Sul-Sul, do Grupo de Trabalho sobre Estados Unidos da CLACSO e do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia e Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, sistema mundial, dependência, hegemonia e globalização.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos