Razão, racionalidade, decisão racional: o que a concepção da filosofia da ação acerca do conceito de racionalidade tem a dizer para a economia (e vice-versa)?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2017v20n2p31

Resumo

Neste artigo, à luz da filosofia da ação, analisa-se o papel da racionalidade na economia tradicional. Nosso intuito foi problematizar o papel normativo exercido pela racionalidade na filosofia da ação contrapondo-o ao papel positivo por ela exercido na economia (seja em sua versão mainstream, seja em sua versão comportamental). Na conclusão, sob três pontos de vista distintos, nomeadamente o normativo, o positivo e o normativo-positivo, procura-se examinar a questão se os supostos “irracionalismos” do comportamento econômico observados nos testes empíricos da economia comportamental de fato colocam em xeque os padrões de racionalidade estabelecidos pelas chamadas teorias canônicas da racionalidade.

Biografia do Autor

Brena Paula Magno Fernandez, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui Pós-Doutorado em Filosofia da Ação pela Universidade do Porto (2017), Pós-Doutorado em Filosofia da Ciência pela Universidade de São Paulo (2007), Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Especialização em Filosofia Econômica pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1993), Especialização em Lógica, Filosofia Prática e Filosofia Econômica pela Johann Wolfgang von Goethe Universität - Frankfurt (1995) e Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de filosofia da ciência, com ênfase em metodologia científica, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia e metodologia da economia, filosofia das ciências sociais, imbricação entre ciência e valores e racionalidade econômica. 

Downloads

Publicado

2018-01-10

Edição

Seção

Artigos