Abordagem das capacitações: uma discussão sobre desenvolvimento e estado

Autores

  • Giana Silva Giacomelli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Aline Zulian Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Paulo Ricardo Feistel Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2017v20n2p54

Resumo

As temáticas que envolvem o desenvolvimento econômico e social têm recebido grande atenção na atualidade. No decorrer da história, são diferentes abordagens, conceitos e medidas adotadas para analisar o desenvolvimento das nações. Dentre as visões mais abrangentes sobre o assunto, está a abordagem de Amartya Sen, que adota uma visão multidimensional do tema, defendendo que o desenvolvimento abrange muito mais do que o crescimento econômico, incluindo as liberdades e a expansão das capacitações individuais. Por meio da utilização conceitual proposta por Sen, que considera o desenvolvimento como um processo de expansão das capacitações dos indivíduos, este artigo tem como objetivo promover a discussão sobre o papel do Estado no processo de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Giana Silva Giacomelli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Administradora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Aline Zulian, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Substituta do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Paulo Ricardo Feistel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Adjunto do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2018-01-10

Edição

Seção

Artigos