Características atuais das concentrações industriais catarinenses

Autores

  • Pablo Felipe Bittencourt UFSC- Florianópolis - SC
  • Renato Ramos Campos UFSC- Florianópolis - SC

Resumo

Este trabalho tem o objetivo apontar a localização da atividade industrial em Santa Catarina e analisar características das concentrações regionais. Para isso, calculou-se o coeficiente locacional do emprego e as importâncias mínimas das atividades locais para os setores no Estado. Essa metodologia, possibilitou o mapeamento das atividades que, neste caso, serviu de base para a discussão das especificidades da estrutura industrial nas diversas regiões. Os resultados mostram que as concentrações tradicionais apresentam dispersão para outras regiões, que os setores apresentam localizações particulares em Santa Catarina e que as concentrações identificadas podem ser objeto de política industrial.

Biografia do Autor

Pablo Felipe Bittencourt, UFSC- Florianópolis - SC

possui graduação em Ciencias Economicas pela UFSC (2003) e mestrado em Economia pela UFSC (2006). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria catarinense, sistemas loais de inovação, arranjos produtivos locais, mudança tecnológica e relação universidade-empresa.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Renato Ramos Campos, UFSC- Florianópolis - SC

Possui graduação em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Joinville (1974) , especialização em Administração pela UFSC (1983) , doutorado em Ciência Econômica pela UNICAMP (1994) e pos-doutorado pelo Instituto de Economia da UFRJ (2006) . Atualmente é Professor Associado1 da UFSC. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Economia Industrial. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia, Concorrência, Frigoríficos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Artigos