Apreciação cambial recente e a evolução das exportações brasileiras: uma análise empírica1

Autores

  • Carlos Almeida CArdoso
  • Luis Felipe Vital Nunes Pereira Caixa Econômica Federal - Brasília -DF
  • Helano Borges Dias Caixa Econômica Federal - Brasília -DF

Resumo

O presente trabalho analisa o desempenho do setor exportador brasileiro, em vista da apreciação do câmbio doméstico ocorrida no período recente. Cabe destacar que, em decorrência da apreciação real, seria esperado um impacto negativo sobre o comportamento das vendas externas. A análise empírica revela que os sucessivos recordes apurados nos volumes financeiros exportados, mais recentemente, devem-se, em especial, ao efeito dos preços elevados dos produtos manufaturados. Entretanto, quanto aos produtos semimanufaturados e básicos, a avaliação comprovou a perda de competitividade de preços no mercado mundial, o que possivelmente contribuiu para a desaceleração do quantum exportado.

Biografia do Autor

Carlos Almeida CArdoso

Mestre em Economia pela UFU (2004), possui especialização MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC (1999) e graduação em Ciências Econômicas pela PUC de Minas Gerais (1997). Atualmente exerce a função de Gerente de Padrões e Planejamento na área de Finanças da Caixa Econômica Federal. Exerce também a função de Gerente Nacional - Substituto Eventual, na mesma área. É Professor no Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: taxas de câmbio, fear of floating, vetores auto-regressivos(var), causalidade e transição de regimes cambiais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Luis Felipe Vital Nunes Pereira, Caixa Econômica Federal - Brasília -DF

Engenheiro Eletrônico (USP) // Caixa Econômica Federal DF

Helano Borges Dias, Caixa Econômica Federal - Brasília -DF

Economista (UnB) e Pós-graduando em Matemática para Economistas (UnB) // Caixa Econômica Federal DF // helano.dias@caixa.gov.br

Downloads

Publicado

2008-08-26

Edição

Seção

Artigos