Apontamentos teórico-metodológicos para o estudo de instituições escolares: a especificidade da Escola Militar

Autores

  • Marcus Fernandes Marcusso Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2012n8p110

Palavras-chave:

Educação, História da Educação, Educação Militar, Instituições Escolares, Epistemologia

Resumo

O objetivo do presente artigo é a caracterização da Escola Militar como instituição escolar sui generis e apresentar apontamentos teóricos e metodológicos para seu estudo. Partiremos de pressupostos da epistemologia marxista para analisarmos contribuições de outras correntes. Tomar-se-á como objeto a Escola Militar do Realengo e alguns pressupostos teóricos e metodológicos do marxismo, em especial as premissas elencadas por Buffa e Nosella (2009) para o estudo de instituições escolares.

Biografia do Autor

Marcus Fernandes Marcusso, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em História (UFOP) Mestre e  Doutorando em Educação (UFSCar)

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Publicado

2013-09-27

Edição

Seção

Artigos