Ciência política no ensino médio: reconhecimento, diálogos e itinerários da institucionalização de uma área

Autores

  • Jesus Marmanillo Pereira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n13p75

Resumo

O presente artigo visa delinear uma etapa da institucionalização da Ciência Política, que corresponde a determinados debates e ações orientados para a inserção dessa área no ensino médio. A partir daí buscamos elencar quais as principais influências, argumentos e contextos que caracterizam um campo heterônomo - ora de disputa disciplinar, ora pelo discurso da interdisciplinaridade. Por fim, analisamos os conteúdos dessa disciplina trabalhados em um livro didático de Sociologia, verificando que essa mesma lógica heterônoma também é vinculada a outros aspectos, como a pluralidade de métodos da Ciência Política, em outros níveis de ensino e os processos mais amplos de formação de licenciados e de institucionalização dessa área.

Biografia do Autor

Jesus Marmanillo Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Possui bacharelado em História pela Universidade Federal do Maranhão (2007), licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2008), graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2011). Atualmente é professor Assistente da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Sociologia Urbana, atuando principalmente em temas relacionados a movimentos sociais e violência.

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Publicado

2016-08-12

Edição

Seção

Dossiê