Plebiscito valendo nota! Uma experiência pedagógica em turmas da 3ª série do Ensino Médio no Colégio Pedro II

Marcelo da Silva Araujo

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p83

Trabalhando o tema “Política e Poder no Brasil”, constante da grade curricular da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Pedro II, propôs-se às turmas a realização de uma experiência de plebiscito ou referendo com os estudantes do campus. Seriam propostos temas polêmicos como a legalização da maconha, a união estável homoafetiva, a regulamentação da pena de morte e a questão do aborto. A consulta, porém, ultrapassou o formato de um plebiscito ou de um referendo, transformando-se numa pesquisa de opinião. As conclusões apontam que a atividade é produtiva em razão de refletir sobre temas contemporâneos e de mostrar, ainda que de modo incipiente, as contradições da vida social – e, em nosso caso, especialmente do segmento jovem – que oscilam entre posturas vanguardistas e posturas reacionárias.


Palavras-chave


Pesquisa na Escola Básica; Temas Polêmicos; Protagonismo Estudantil; Contradições da Vida Social; Atividade Escolar Interdisciplinar

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p83

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.

Em Debat: Rev., ISSNe 1980-3532, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.