Plebiscito valendo nota! Uma experiência pedagógica em turmas da 3ª série do Ensino Médio no Colégio Pedro II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p83

Palavras-chave:

Pesquisa na Escola Básica, Temas Polêmicos, Protagonismo Estudantil, Contradições da Vida Social, Atividade Escolar Interdisciplinar

Resumo

Trabalhando o tema “Política e Poder no Brasil”, constante da grade curricular da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Pedro II, propôs-se às turmas a realização de uma experiência de plebiscito ou referendo com os estudantes do campus. Seriam propostos temas polêmicos como a legalização da maconha, a união estável homoafetiva, a regulamentação da pena de morte e a questão do aborto. A consulta, porém, ultrapassou o formato de um plebiscito ou de um referendo, transformando-se numa pesquisa de opinião. As conclusões apontam que a atividade é produtiva em razão de refletir sobre temas contemporâneos e de mostrar, ainda que de modo incipiente, as contradições da vida social – e, em nosso caso, especialmente do segmento jovem – que oscilam entre posturas vanguardistas e posturas reacionárias.

Biografia do Autor

Marcelo da Silva Araujo, Colégio Pedro II

Doutor em Antropologia pelo PPGA/UFF, professor do Colégio Pedro II e professor-conteudista da Extensão da Fundação CECIERJ

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Publicado

2017-03-13

Edição

Seção

Artigos