Plebiscito valendo nota! Uma experiência pedagógica em turmas da 3ª série do Ensino Médio no Colégio Pedro II
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p83Resumen
Trabalhando o tema “Política e Poder no Brasil”, constante da grade curricular da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Pedro II, propôs-se às turmas a realização de uma experiência de plebiscito ou referendo com os estudantes do campus. Seriam propostos temas polêmicos como a legalização da maconha, a união estável homoafetiva, a regulamentação da pena de morte e a questão do aborto. A consulta, porém, ultrapassou o formato de um plebiscito ou de um referendo, transformando-se numa pesquisa de opinião. As conclusões apontam que a atividade é produtiva em razão de refletir sobre temas contemporâneos e de mostrar, ainda que de modo incipiente, as contradições da vida social – e, em nosso caso, especialmente do segmento jovem – que oscilam entre posturas vanguardistas e posturas reacionárias.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Direitos e responsabilidade autorais
A revista não está obrigada a devolver os originais das colaborações enviadas. Afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade de seus autores. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os textos publicados são de livre reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Os nomes e endereços de correio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.