Elementos para se pensar sobre a didática da Sociologia no ensino médio

Autores

  • José Aderivaldo Silva da Nóbrega Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n14p101

Resumo

Já estamos próximos de uma década de retorno da sociologia aos currículos escolares e o debate acadêmico sobre este fato tem avançado, sobretudo, no que se refere à questão curricular e, mais especificamente, na conversão da produção científica da Sociologia em conteúdos escolares. No presente artigo chamamos a atenção para a necessidade de intensificar o debate sobre a didática do ensino de sociologia porque, se por um lado, os objetos de estudo da nossa ciência justificam a sua entrada no ensino médio, por outro, a sua permanência e sua efetividade está relacionada à qualidade do ensino e dos resultados, em termos de aprendizagem, que o nosso trabalho deve apresentar. No texto que segue propomos um debate sobre quais seriam os aspectos pedagógicos, teóricos e metodológicos que estariam em jogo na definição da didática do ensino de sociologia.

Biografia do Autor

José Aderivaldo Silva da Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande

Professor de Sociologia no ensino médio da rede estadual da Paraíba. Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

2016-08-13

Edição

Seção

Dossiê