Elementos para se pensar sobre a didática da Sociologia no ensino médio

Autores/as

  • José Aderivaldo Silva da Nóbrega Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n14p101

Resumen

Já estamos próximos de uma década de retorno da sociologia aos currículos escolares e o debate acadêmico sobre este fato tem avançado, sobretudo, no que se refere à questão curricular e, mais especificamente, na conversão da produção científica da Sociologia em conteúdos escolares. No presente artigo chamamos a atenção para a necessidade de intensificar o debate sobre a didática do ensino de sociologia porque, se por um lado, os objetos de estudo da nossa ciência justificam a sua entrada no ensino médio, por outro, a sua permanência e sua efetividade está relacionada à qualidade do ensino e dos resultados, em termos de aprendizagem, que o nosso trabalho deve apresentar. No texto que segue propomos um debate sobre quais seriam os aspectos pedagógicos, teóricos e metodológicos que estariam em jogo na definição da didática do ensino de sociologia.

Biografía del autor/a

José Aderivaldo Silva da Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande

Professor de Sociologia no ensino médio da rede estadual da Paraíba. Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Campina Grande.

Publicado

2016-08-13

Número

Sección

Dossiê